TREINAMENTO 01

criando suas mensagens e configurando as regras de disparo (notificações)

criando suas mensagens

Dentro do E-Vendas acesse o menu Cadastro > Mensagens

 

Na tela mostrará todas as mensagens criadas. Clique no botão “+” para criar uma nova mensagem

Preencha os seguintes campos para configurar sua mensagem:

  • (1) Mensagem para uso na Plataforma: Selecione a sua plataforma que usará esta mensagem
  • (2) Status dos pedidos que irão utilizar essa mensagem: Selecione o status de pedido da sua loja para esta mensagem. 
    *DICA: Você pode consultar os status dentro do seu painel de pedidos do E-Vendas (Menu > Pedidos > Painel Geral)
  • (3) Descrição da mensagem: Informação interna apenas para organização e controle das suas mensagens. 
    *DICA: Separe o nome da mensagem por Status + Tipo de Pagamento + Ordem de envio para quando você for criar suas regras de disparo você saber exatamente qual mensagem adicionar naquela regra.
  • (4) Assunto para o e-mail: Preencher apenas se for criar uma mensagem que seja disparada também por e-mail. Caso contrário não precisa preencher.
  • (5) Templates: Aqui você pode criar mensagens diferentes para WhatsApp, SMS e E-mail. Selecione o canal de envio e digite a mensagem ao lado. 
    DICA: Utilize os 3 canais e crie mensagens personalizadas de acordo com cada canal específico para melhorar a experiência do seu cliente ao receber as mensagens.
  • (6) Mensagem: Ao selecionar o template na opção anterior você digitará a mensagem que irá disparar para o canal de envio selecionado. Cada canal de envio terá sua própria mensagem.
    DICA: Use e abuse das variáveis digitando # para puxar nome do cliente, número do pedido, link de boleto, código de rastreio, etc… Confira a lista de variáveis disponíveis aqui
  • (7) Salvar: Clique no botão para salvar suas mensagens.

configurando suas regras de disparo (notificações)

Dentro do E-Vendas acesse o menu Automação > Regras de Notificações.

Na tela mostrará todas as suas regras criadas. Clique no botão “+” para criar uma regra nova.

Preencha os campos de acordo com a configuração da sua regra de disparo:

  • (1) Descrição para identificação: Dê um nome para a sua regra para organização. Ex: Funil para conversão de boletos, Regra para Pedidos Pagos, Regra para Pedidos Cancelados
  • (2) Chave de Funcionamento: Selecione a chave TIPO DE PAGAMENTO E STATUS DE PEDIDO
  • (3) Plataforma de Venda: Selecione a plataforma que você irá disparar as mensagens dentro da regra.
  • (4) Tipo de Pagamento: Selecione os tipos de pagamentos que o sistema irá disparar as mensagens. Você pode selecionar quantos quiser.
  • (5) Status do Pedido: Selecione o status do pedido que deseja enviar as mensagens. 
    OBS* Siga a regra de preenchimento de acordo com a ordem da imagem abaixo para o correto salvamento.

 

Na próxima etapa você irá configurar a ordem de envio das mensagens que você criou anteriormente.

  • (1) Mensagem: Aqui você irá selecionar uma das mensagens que criou na etapa anterior. Nessa hora você verá a importância de criar um nome organizado para as mensagens.

  • (2) Dia de Envio: Obrigatoriamente a sua primeira mensagem deverá ser configurada como Dia = 0. Isso significa que quando o E-Vendas receber um pedido ou atualização de status de pedido que atenda às regras que você criou acima, irá disparar essa primeira mensagem configurada como Dia = 0 na hora.
    OBS* Após adicionar a primeira mensagem como Dia = 0 as próximas mensagens que você quiser adicionar na mesma regra poderão ser o dia que quiser.

  • (3) Ordem de envio: Selecione sempre Ordem = 1 para a primeira mensagem do dia.
    OBS* Somente use Ordem 2 ou mais caso você dispare MAIS DE UMA MENSAGEM NO MESMO DIA.

    Clique no botão Adicionar Mensagem para adicionar à regra.

  • (4) Tabela das mensagens adicionadas: Aqui você verá as mensagens configuradas dentro dos dias e ordens de envio de cada mensagem.

    No exemplo abaixo temos uma regra configurada da seguinte forma:

    – Enviar a mensagem “Boleto expira Amanhã” assim que o sistema identificar um pedido que atenda às configurações de Status e Tipo de pagamento da regra criada (Dia de envio = 0)

    Enviar a mensagem “Boleto Expira Hoje” no dia seguinte (Dia de envio = 1) 

    – Enviar a mensagem “Boleto Expirado” após 3 dias (Dia de envio = 3)

informações importantes

  • A primeira mensagem configurada dentro da regra deverá sempre ser disparada como dia = 0
  • Enquanto o pedido atender às regras de status e tipo de pagamento o sistema irá enviar as mensagens nas sequências configuradas. Caso o pedido mude de status o sistema irá interromper esta regra e respeitar a próxima do novo status e tipo de pagamento
  • Caso o seu celular esteja desconectado no ato do disparo, as mensagens ficarão na fila de envio por até 2 dias. Assim que você reconectar o celular o sistema irá buscar essas mensagens na fila e disparar automaticamente  respeitando sempre o status do pedido

  • As mensagens como Dia = 0 são disparadas no ato da entrada ou atualização do pedido. Já as mensagens sequenciais (dos próximos dias) serão disparadas ao longo do dia configurado.

PRÓXIMOS PASSOS...