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Aprenda o que é Sampling Marketing e como utilizar do jeito certo

Aprenda o que é Sampling Marketing e como utilizar do jeito certo

As lojas virtuais são muito diferentes de lojas físicas, mas quem trabalha com o mundo virtual não pode ignorar o sucesso de algumas estratégias de marketing no meio físico. Por esse motivo, os donos de lojas virtuais buscam alternativas para oferecer boas experiências ao consumidor. Uma dessas experiências diferentes é chamada de sampling marketing. Mas você sabe o que é sampling marketing e como essa estratégia funcionaria para as lojas virtuais?

No artigo de hoje vamos explicar o que é sampling marketing e como você pode aplicar no seu negócio virtual.

Aprenda o que é Sampling Marketing e como utilizar do jeito certo

Saiba o que é sampling marketing e como aplicar corretamente

Essa nomenclatura é relativamente nova, mas vem de um conceito antigo e muito conhecido por todas as pessoas. Sampling Marketing significa amostra grátis.

Mesmo de vir da ideia de entregar amostra grátis para o consumidor, as estratégias de sampling marketing são mais complexas que isso. Isso porque não envolvem apenas características do e-commerce, mas também envolve características do comportamento do consumidor.

Para fazer sampling marketing as empresas devem considerar os gostos e preferências de cada consumidor e a sua relação com o e-commerce.

Afinal, não faz sentido enviar uma amostra grátis para uma pessoa que não tenha interesse no produto. Por exemplo, por que entregar uma amostra de comida de cachorro se a pessoa só tem gatos em casa?

Qual as vantagens do sampling marketing?

Atualmente muitas estratégias de marketing não funcionam, isso porque os consumidores já não se interessam mais por publicidade apenas pela criatividade das mesmas.

Os clientes preferem acreditar em informações verdadeiras e confiáveis, passadas por pessoas ou fontes com credibilidade, como conhecidos, influenciadores digitais ou conhecidos, e também, em suas próprias experiências.

E nessa última opção baseia-se o sampling marketing. Ao experimentar o produto, o consumidor atesta as qualidades e além de se tornar consumidor assíduo, pode influenciar outras pessoas a comprarem o produto.

Como usar o sampling marketing para vender mais

  • Saiba o objetivo

Antes de enviar uma amostra para um cliente você precisa entender porque fazer isso. Quer conquistar ou fidelizar clientes? Quer promover um produto novo? Ou precisa divulgar o seu e-commerce?

É importante definir as necessidades do e-commerce para ter objetivos concretos.

  • Defina o público

O público deve estar alinhado com o objetivo. Se o objetivo escolhido por a divulgação de um novo produto, por exemplo, é importante enviá-lo para consumidores que tenham adquirido produtos similares.

Porém, se o objetivo for promover a loja, a melhor ideia é enviar amostras para clientes em potenciais, identificados em pesquisa ou outros meios de atração de clientes.

  • Defina o produto

A escolha do produto depende do objetivo. Se você precisa promover um novo produto, o item enviado deve ser esse produto. Já para divulgar a loja, você pode enviar algo que seja o carro-chefe, por exemplo, o mais vendido.

  • Planeja o sampling marketing

O planejamento envolve determinação de datas, logísticas e formas de envio.

É preciso ser muito detalhista nessa etapa, para não haver envios desnecessários ou esquecimento de clientes importantes.

  • Observe os resultados

Por última, mas não menos importante, mensure a efetividade da ação. Para isso, é importante comparar a quantidade de pessoas que compraram o produto ou acessaram o site após o recebimento das amostras grátis.

Isso pode demorar um pouco, mas deve ser acompanhado.

Comece a aplicar o sampling marketing no seu e-commerce

Como pudemos ver no artigo, o sampling marketing pode ser uma estratégia muito interessante para aumentar as vendas no e-commerce. Porém, é necessário fazer um bom planejamento para não sair por aí entregando amostras grátis aleatoriamente.

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Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

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