
Os chatbots estão cada vez mais integrados ao planejamento estratégico de inúmeras marcas. Nesse caso, usar um assistente virtual para vendas pelo WhatsApp é uma ótima maneira de aumentar sua renda. Por isso, ter algumas dicas para usar chatbot no WhatsApp pode ajudar o seu negócio.
Isso ocorre porque os aplicativos de mensagens instantâneas são credíveis no mercado e possuem um número muito grande de usuários ativos.
Segundo o próprio WhatsApp, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo usam atualmente o aplicativo, que está disponível em mais de 180 países. Segundo pesquisa divulgada pela Accenture, 83% dos consumidores brasileiros já trocaram informações com os vendedores pelo aplicativo durante o processo de compra.
Por isso, o WhatsApp é um dos melhores canais para você inserir chatbots no seu atendimento e impulsionar o seu negócio.
Mas como fazer isso de uma maneira eficaz e que ajude a sua equipe de atendimento a economizar tempo? Vamos te mostrar agora. No artigo de hoje você verá 5 dicas para usar chatbot no WhatsApp com o E-Vendas.
O que é e como funciona um chatbot
O conceito de chatbot começa com a junção de duas pequenas palavras (chat + bot) e tem um significado simples: envolve a automatização das interações que acontecem em aplicativos de mensagens instantâneas. É comunicação entre empresa e cliente.
Os funcinalidades que permitem que os chatbots respondam e simulem conversas como humanos ainda estão em desenvolvimento. Mas é verdade que as plataformas utilizadas para criar chatbots são muito simples eficazes e simples. Tudo para garantir que os resultados sejam tão úteis, específicos e realistas quanto possível.
Os chatbots são usados para conversar com os clientes simulando conversas humanas. Além disso, os chatbots são baseados em um mecanismo para maximizar e otimizar relacionamentos com diversos públicos. Em suma, é uma ótima ferramenta de marketing digital para pequenas e grandes empresas.
Antes de darmos as dicas para usar chatbot no WhatsApp, já quer implementar o chatbot na comunicação da sua empresa com o cliente? O E-Vendas está com essa novidade. Por hora, na versão beta, você pode criar um fluxo de chatbot e interagir com os seus clientes. Entre em contato conosco e saiba mais.
Dicas para usar chatbot no WhatsApp
O uso do chatbot pode ser muito util e eficaz para o seu negócio, porém, se usado da maneira correta. Portanto é preciso definir alguns pontos para que essa funcionalidade faça sentido para a sua empresa e seus clientes.
1- Seja o mais próximo de um ser humano
Uma coisa é definir um personagem, outra é trazê-lo à vida, como ser humano, com diálogos que chamem a atenção do cliente. Entendemos que os usuários preferem a interação com um humano. É por isso que é importante levar emoções positivas em uma conversa.
- Se apresente com um nome e uma fotografia real
- Sempre cumprimente o cliente e agradeça ao final da conversa
- Crie um chatbot inteligente e simpático possível. Não existe nada pior que o chatbot chato e insistente.
2- Seja honesto com o cliente, diga que ele está sendo atendido por um robô de atendimento
Com todo o avanço da tecnologia, sabemos que não somos capazes de criar uma robô que posso pensar, se adaptar e se comportar exatamente à diversas situações como humano.
Em alguns casos, haverá casos em que um bot não entenderá e não conseguirá lidar muito bem com algumas situações. Por isso, é muito importante informar ao cliente que ele está conversando com um robô de atendimento e caso ele não escolher a opção certa, o assunto não irá progredir.
3- Escolha um tom e uma personalidade para as conversas
Ao criar um e-commerce, ele se torna a cara da sua marca. O mesmo vale para os chatbots.
Geralmente é o primeiro a contato da empresa com o cliente. É importante que o tom do de fala esteja de acordo com o seu negócio. Você também pode aproveitar a oportunidade de criar um assistente digital para aprimorar a imagem da sua marca, dando-lhe uma boa personalidade.
Mas como criar um chatbot mais humano? Em primeiro lugar, é importante definir o papel que o chatbot desempenhará no seu atendimento. Lembre-se que um chatbot útil e simples é a melhor escolha para a maioria dos negócios.
Não esqueça de definir qual tom de fala combina mais com o seu e-commerce.
Linguagem Profissional
Escrita formal e não utiliza gírias ou palavras mais divertidas. É um tom de linguagem que transmite confiança e seriedade. Combina muito com serviços financeiros e negócios.
Linguagem Informal
É uma conversa tranquila, pode usar gírias, risadas e alguns emoticons. É um tom de linguagem divertido e bem humorado. Combina com loja de brinquedos, jogos, marcas de alimentos e etc.
Linguagem Casual
Escrita casual, mas muito respeitosa. É um tom tranquilo, mas passa muita confiança e pode ser usado tranquilamente em todos os tipos de negócios.
4- Dê algumas opções de escolha para os clientes
A maioria dos clientes entram em contato pelo WhatsApp em busca de informações. Para facilitar e agilizar o atendimento, dê a eles algumas opções de escolha, como por exemplo:
– Verificar status do pedido
– Fazer um novo pedido
– Rastrear meu pedido
– Comprar no atacado
– Falar com um atendente
Se o cliente esperava realizar qualquer um desses pontos, ele já saberá de cara que o chatbot pode auxilia-lo.

Motivos para utilizar o chatbot no Whatsapp com o E-vendas
De acordo com uma pesquisa de 2022 da Opinion Box, cerca de 99% dos brasileiros têm whatsapp instalado em seus telefones. Destes, 77% se comunicaram com as marcas para buscar informações que desejam obter.
No entanto, existem outros motivos para ter um chatbot para WhatsApp além do grande número de pessoas que possuem o aplicativo.
Reduza o tempo de atendimento da sua equipe
Os chatbots fornecem velocidade, garantem tempo de espera mais curtos para os clientes e são capazes de atender a muitas necessidades simultaneamente, reduzindo as filas de atendimento. E com a escolha correta, a sua equipe já saberá mais ou menos o que fazer.
Redução de custos
Os chatbots são capazes de resolver problemas e consultas de clientes em tempo ágil, sem a ajuda de colaboradores humanos. Isso significa que você pode economizar dinheiro tendo uma equipe de trabalho menor.
Ajuda a gerar e qualificar leads
Leads é fundamental para as vendas e o sucesso de um negócio. Com o chatbot ativo, a equipe de atendimento pode pegar informações necessárias para qualificar o lead.
Implementando o chatbot no seu e-commerce
O chatbot pode ser uma solução muito útil para o contato entre a sua empresa e o seu cliente. O mercado dessa funcionalidade vem crescendo dia à dia e implementa-lo na sua empresa pode fazer com que as suas vendas cresçam, além de facilitar para todo o seu time de atendimento.
O Chatbot pode ser implementado de várias maneiras, e se montados de maneira eficaz, melhoram muito o relacionamento entre cliente e empresa.
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