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Como enviar mensagem de pós venda via WhatsApp e fidelizar seu cliente

Como enviar mensagem de pós venda via WhatsApp e fidelizar seu cliente

O pós-venda não é apenas uma forma de solucionar problemas, mas também uma excelente medida para estreitar o relacionamento com os consumidores do e-commerce, mas como enviar mensagem de pós venda via WhatsApp e fidelizar o cliente?

É através do serviço pós-venda que o lojista reflete as suas intenções e presta um serviço verdadeiramente eficiente e atencioso. Tudo isso garante uma experiência de compra inesquecível. Isso é configurado para aumentar as taxas de recompra para negócios online.

Afinal, o pós-venda está relacionado à gestão do relacionamento e precisa ser bem feito, fator fundamental para se destacar da concorrência.

Porém, principalmente para quem está começando, pode parecer complicado aplicar de forma eficaz o pós-venda, que capta a atenção dos consumidores e gera bons relacionamentos.

No post de hoje, vamos mostrar como enviar mensagem de pós venda via WhatsApp e fidelizar seu cliente.

Qual a importância de um bom pós venda

Apesar do nome, o pós-venda é a parte do atendimento ao cliente que é acionada após a compra de um produto ou a assinatura de um contrato de prestação de serviços. No caso do e-commerce, essa etapa começa com a finalização do checkout e vai desde o status da entrega até uma nova oferta para o mesmo cliente.

Até recentemente, a função de pós-venda era a principal responsável pela solução de problemas, respostas a perguntas e tratamento de comentários e reclamações. No entanto, o foco atual do serviço é a melhoria da experiência do cliente, estratégia para aumentar a satisfação, criar novas oportunidades de vendas e melhorar a reputação da loja.

Desta forma, o trabalho de pós-venda não se limita a apenas resolver problemas, mas sobretudo a evitá-los, promovendo uma escuta ativa dos desejos e necessidades dos clientes. Em uma época em que os consumidores estão conectados a inúmeras opções de compra, é mais importante do que nunca cultivar esse relacionamento.

Com a concorrência acirrada no ambiente online, fidelizar clientes e fazer com que eles comprem novamente da sua loja está se tornando cada vez mais difícil, exigindo melhoria constante da experiência do usuário.

Como enviar mensagem de pós venda via WhatsApp e fidelizar seu cliente

Saiba quais são os principais benefícios de realizar um bom pós venda

Explicamos que a estrutura de pós-venda fortalece o relacionamento com o cliente e, a partir disso, melhora a experiência de compra e as métricas do e-commerce.

Saiba quais são os benefícios de enviar mensagem de pós venda via WhatsApp pode trazer para o seu e-commerce:

Custo-benefício: em média, custa cinco a sete vezes menos manter um cliente do que encontrar um novo. Isso ocorre porque os clientes satisfeitos têm maior probabilidade de comprar novamente de você.

Aumento do preço do ticket médio: além de comprar com mais frequência, os clientes fiéis tendem a comprar itens de maior valor quando passam a confiar em uma empresa. Dessa forma, um bom trabalho de pós-venda pode aumentar os lucros com campanhas up-sell.

Ajuda no marketing do negócio: Na internet, uma busca rápida pela sua loja retorna dezenas de avaliações no Google, redes sociais e sites como o Reclame Aqui, por exemplo. Um pós-venda completo aumenta a visibilidade e a credibilidade do seu negócio, gera referências positivas, ajuda a reduzir os custos com publicidade, além de evitar que as pessoas façam uma reclamação em sites desse tipo.

Aumento do Lifetime Value: Clientes fidelizados permanecem mais tempo com você, o que impacta diretamente nas margens de lucro da sua empresa. Quanto mais longo o relacionamento com o cliente, maior a oportunidade de negócios e mais estável seu fluxo de renda.

Redução de suporte: Ao enviar mensagem de pós venda, você diminuí o suporte, pois o seu cliente já terá todas as informações importantes sobre o pedido.

3 dicas para fazer um pós venda incrível

1. Faça Upsell e venda para quem já comprou de você

Essa estratégia envolve você oferecer um novo produto ou oferta para a próxima compra do seu cliente.

Utilizando cupons de desconto exclusivos. Tente personalizar ao máximo a forma como apresenta esta oferta aos seus clientes. O melhor de usar cupons de desconto é que você poderá medir o quão bem esses cupons personalizados são aplicados em compras futuras e ver se está obtendo um retorno positivo.

Quando seu cliente comprar seu produto, você pode enviar uma mensagem via whatsapp agradecendo a compra com este cupom.

O E-Vendas possui automaticamente esse recurso, para que você economize e venda mais! Clique aqui e conheça melhor essa nossa funcionalidade.

2. Envie o código de rastreio e faça seu cliente feliz

Fornecer códigos de rastreamento é uma prática de mercado para qualquer mercado ou comércio eletrônico para notificar os clientes sobre o status de um pedido que foi despachado.

Ao enviar o código de rastreio no WhatsApp o seu cliente poderá entrar no site dos Correios e pesquisar onde exatamente está o seu pedido, logo, ele se sentirá mais tranquilo e seguro.

3. Pergunte ao cliente como foi a experiência de compra

Por fim, seguindo as dica anteriores, pergunte ao seu cliente como foi a experiência dele de forma bem direta. Pergunte se ele indicaria você para outros clientes. Aprenda com o feedback dele e construa relacionamentos positivos. Se possível envie também uma pesquisa de satisfação.

Isso vai te ajudar a melhorar seu e-commerce e aumentar a taxa de conversão do seu próximo visitante, além de mostrar interesse para os clientes atuais que acabaram de comprar seu produto.

Como enviar mensagem de pós venda

Agora você já sabe o quão importante é enviar mensagem de pós venda para o seu cliente. Isso faz com que ele fique mais satisfeito, reduza o tempo perdido da equipe de atendimento e logo, venda mais, pois o cliente pode comprar de você novamente.

Que tal usar o E-Vendas para te ajudar a aumentar as suas vendas e gerar uma maior satisfação com o cliente com um pós venda incrível?

Envie mensagens automáticas para seus clientes via WhatsApp utilizando o seu próprio número. Recupere boletos, pix e carrinho abandonado e converta mais.

Notifique de forma automática seus clientes a cada status de pós-venda da sua loja até o pedido ser entregue melhorando a experiência de compra.

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Author

Nathalia Couto

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