Saber como realizar um pós-venda no e-commerce é uma ótima forma de aumentar o faturamento. Através do pós-venda você poderá melhorar a experiência da sua loja, encontrar problemas, dificuldades, estreitar a relação com seu cliente e ainda por cima fidelizá-lo.
O pós-venda é uma ótima estratégia de aumentar a taxa de recompra da sua loja virtual. Hoje, ainda são poucas lojas que se preocupam em fazer um bom pós-venda, por isso quem sair na frente com uma experiência diferente e personalizada conseguirá conquistar mais clientes e aumentar a taxa de recompra.
Hoje nós vamos te mostrar 4 maneiras incríveis de como realizar um ótimo pós-venda para seus clientes e aumentar a taxa de recompra.
4 maneiras de como fazer um pós-venda no e-commerce + bônus
1 – Agradeça seu cliente
Ao final da compra do seu cliente, é normal o envio de e-mails automáticos com a confirmação do pedido e instruções de envio.
Porém, esse e-mail não precisa ser o padrão pronto das plataformas. Você pode personalizá-lo e inserir informações de agradecimento, parabenizar o cliente pela compra e aquisição e fornecer mais informações de envio, prazos de troca, canais de contato e suporte e demais informações que deixe o cliente mais tranquilo.
Pense que do outro lado existe uma pessoa que investiu tempo e dinheiro em adquirir um produto de alguém que ela não conhece, por isso quando mais tranquilidade você passar, melhor.
Mostre preocupação em proporcionar uma experiência boa para seu cliente.
2 – Faça UpSell e venda mais para quem já comprou
Essa estratégia consiste em você oferecer um produto novo ou benefício para a próxima compra que seu cliente for fazer.
Trabalhe com cupons de desconto exclusivos, tente personalizar ao máximo a entrega desse benefício ao seu cliente.
O legal de se trabalhar com cupom de desconto é que você conseguirá mensurar a aplicação destes cupons personalizados nas compras futuras e saber se está tendo retorno positivo ou não.
Você pode enviar por whatsapp uma mensagem na hora que seu cliente comprou seu produto agradecendo pela compra e oferecendo esse cupom.
O E-Vendas possui essa funcionalidade de forma automática, assim você economiza dinheiro e vende mais!
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DICA DE OURO
Crie escassez e urgência para que seu cliente tome uma ação rapidamente.
Exemplo:
Assim que seu cliente efetuar a compra de um produto em sua loja, envie a seguinte mensagem o mais rápido possível.
“Olá #nome, tudo bem? Aqui é o (seu nome) da loja (sua loja). Sua compra foi processada com sucesso. Quero te agradecer pela confiança e te oferecer um cupom de desconto de 10% válido para uma nova compra no período de 24h. Use o cupom (seu cupom personalizado) no Checkout. Um abraço!”
Você vai ver uma explosão de vendas a mais com essa estratégia de UpSell utilizando gatilhos de escassez e urgência.
3 – Entregue algo a mais
Imagine seu cliente comprar uma produto de emagrecimento e no final da compra você entrar em contato com ele agradecendo pela compra, passando instruções e ainda entregando um e-book totalmente gratuito para ajudá-lo no processo de redução de peso. Incrível, não é?
É isso que você pode começar a pensar em entregar para seus clientes. Trabalhe algum produto adicional como um e-book, vídeo, mini-curso ou até mesmo um artigo.
A experiência de você receber algo a mais do que você comprou é fora do comum e fará com que seu cliente tenha uma experiência incrível.
Isso só trará benefícios, pois além de aumentar a taxa de recompra é muito comum que os clientes compartilhem essa experiência com amigos próximos e isso fará você vender mais através de indicação.
4 – Pergunte como foi a experiência de compra
No final de tudo, após seguir as dicas anteriores, pergunte ao seu cliente de forma bem direta, como foi a experiência dele. Pergunte se ele te indicaria para outros clientes. Aprenda com o feedback dele e crie um relacionamento positivo.
Isso te ajudará a melhorar seu e-commerce e aumentar as conversões sobre os próximos visitantes, além de mostrar preocupação com o seu cliente atual que acabou de comprar seu produto.
Quais as vantagens de realizar um pós-venda eficiente?
Ao realizar de um bom pós-venda com os seus clientes você adquire muitas vantagens. Confira algumas vantagens e benefícios poderosos que um pós-venda eficiente no ecommerce pode te proporcionar:
- Fortalecimento da imagem da marca;
- Aproximação com os consumidores;
- Aumento da satisfação dos clientes no seu ecommerce;
- Fidelização dos clientes;
- Aumento do ticket médio através de ações de upsell.
Já aposta em pós-venda no e-commerce? Como tem sido os seus resultados? Conte-nos nos comentários!