E-Commerce Marketing Digital

Como melhorar o SEO para e-commerce: destaque seus produtos nas buscas online

Como melhorar o SEO para e-commerce: destaque seus produtos nas buscas online

Aprender como melhorar o SEO para e-commerce é uma das atividades mais pesquisas por empreendedores digitais. Isso porque você consegue destacar seus produtos de forma orgânica, isso é, gratuitamente para a maioria das pessoas que buscam pelo seu produto na internet.

Para você ter uma ideia, o buscador mais famoso do mundo recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês. Por isso, quanto maior for seu trabalho de SEO no e-commerce mais pessoas organicamente poderão visualizar seus conteúdos, gerando mais faturamento para a sua loja.

Uma das primeiras coisas que um consumidor faz ao decidir comprar na internet é procurar pelo produto no Google.

Cerca de 92% de todo o tráfego de pesquisas está na primeira página do Google e 33% dos usuários clicam já nos primeiros resultados orgânicos. Então batalhe para estar nas primeiras posições sempre!

Veja abaixo um pouco mais sobre SEO para e-commerce e aprenda como melhorar seus resultados nas buscas online.

Como melhorar o SEO para e-commerce

Primeiramente, o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de várias técnicas para otimizar o posicionamento de um site ou uma página específica nos resultados de busca orgânica.

Ou seja, você otimiza uma página específica do seu site para que ela apareça nos buscadores para determinadas palavras-chave.

Qual é a importância do SEO para e-commerce?

Na prática, o SEO é um canal de vendas gratuito. Isso significa que se você conseguir ranquear um produto na primeira página do Google, seu site vai receber uma avalanche de visitas gratuitas com alta possibilidade de conversão.

Então acredite, o SEO é muito importante para o e-commerce e você não deve deixar de fazê-lo bem.

veja abaixo algumas dicas práticas de como aplicar o SEO para seu e-commerce.

3 técnicas de SEO para e-commerce que você precisa adotar

Veja abaixo 5 técnicas práticas de otimização para que seu e-commerce saia na frente dos concorrentes.

1. Uso correto das palavras-chave

As palavras-chave são muito importantes na hora de aplicar o SEO no seu site. Elas são o caminho que os usuários irão percorrer quando buscarem por algum produto ou serviço que você vende.

Por isso, para que as palavras alcancem o usuário certo, é preciso entender o que as pessoas Agem quando buscam por um produto que você vende.

Como realmente funciona as as palavras-chave?

As palavras-chaves funcionam como se fosse um funil para os mecanismos de busca. Quanto mais curta e simples, maior a possibilidade de concorrentes aleatórios aparecerem e isso dificultará o seu ranqueamento.

Tente pesquisar no Google a palavra “Televisão”. Depois teste a palavra “Televisão Samsung 42 Smart TV”.

Perceba que os resultados são totalmente diferentes. Isso é importante você entender na hora de trabalhar suas palavras-chave.

Palavras-chave mais longas e mais específicas são mais fáceis de ranquear e costumam trazer clientes com alto potencial de compra. Afinal, um cliente que busca apenas por “Televisão” não estão tão engajado a comprar do que o cliente que digitou no google “Comprar TV Samsung Smart TV 42 polegadas”.

Para saber o volume de busca e a concorrência de cada palavra-chave você pode usar a ferramenta gratuita do Google, chamada Google Keyword Planner.

Onde inserir palavras-chave?

Após o estudo de palavras-chave, você estará apto a inserir os melhores termos e seus sinônimos em locais estratégicos na página de produto e categorias.

  • na URL, preferencialmente em letras minúsculas;
  • no Meta Título, que é o título que aparece para o usuário na página de resultados;
  • na Meta Descrição, que é a descrição da sua página no buscador;
  • no H1, que é o título principal da página;
  • no resumo do produto dentro da loja virtual;
  • nas imagens correspondentes ao produto e no arquivo que será upado para o site.

Embora as descrições não sejam um fator direto de rankeamento, elas são a oportunidade que você tem para cativar o consumidor!

Por quê? A meta descrição é sua primeira chance de conquistar o clique do usuário para a sua página. Então, ela deve ser o mais atraente possível! A pesquisa do SEMrush revelou também que “frete grátis” é um dos termos mais empregados em anúncios de e-commerces.

Se você oferece algum tipo de condição favorita aos consumidores, utilize esses recursos a seu favor! A meta descrição, ou até mesmo o meta título são os espaços ideais para explicitar isso e chamar a atenção do usuário!

Já na descrição do produto, você deve incluir palavras-chave pensando em aumentar a relevância do termo dentro da página. Além disso, ela deve conter todas as informações para que o consumidor tenha certeza do que está comprando! Lembre-se apenas de utilizar as palavras-chave de maneira coerente e sem repetições desnecessárias.

2. Descrição detalhada do produto

Essa com certeza é uma das práticas mais poderosas que existem atualmente. Se a sua página do produto está com bastante descrição, de forma detalhada e personalizada, com certeza você está muito a frente dos outros.

Uma ótima descrição não ajuda apenas os mecanismos de busca a te ranquearem melhor, mas ajuda também na experiência do usuário. Quanto mais informação relevante e personalizada do seu produto, melhor para o usuário na hora de decidir comprar de você.

Veja o vídeo abaixo do Marcio Eugênio explicando melhor a importância de uma descrição bem detalhada.

3. Link Building

Montar uma estrutura de links internos é uma estratégia de SEO muito importante para e-commerces.

Com os links internos nas páginas bem construídos e “conversando” entre si, o varejista consegue manter o usuário navegando entre páginas de produtos. Isso tende a aumentar não só sua permanência como a taxa de conversão.

Então, os links internos em e-commerce são bastante utilizados para sugerir produtos semelhantes. Também são boas práticas para outras versões do mesmo produto e para promover o “compre junto”.

Como está o SEO do seu e-commerce?

Como está o SEO da sua loja? Conte as suas experiências para a gente nos comentários!

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

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