Sem categoria

Recuperação de WhatsApp: Como converter mais boletos

Recuperação de WhatsApp: Como converter mais boletos

Você sabia que a taxa de conversão de boletos bancários na internet é de até 30%? Ou seja, a cada 10 pessoas que emitem boleto bancário na sua loja online, apenas 3 realizam o pagamento do mesmo. É uma taxa muito baixa e  com isso você acaba perdendo muitas vendas. Mas existem algumas ótimas técnicas para converter os boletos gerados. Que tal saber algumas dicas de como converter mais boletos com o WhatsApp?

O receio do uso de outras formas de pagamento online, como o cartão de crédito por exemplo, principalmente entre consumidores com pouca experiência em compras pela internet, é o que faz com que o boleto bancário seja a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil. Então, acreditar que o boleto é um meio de pagamento ultrapassado é um grande engano. Por esse motivo devemos encontrar boas soluções para o problema, afim de melhorar a taxa de conversão de boletos, já que esse ainda é o meio de pagamento favorito dos usuários da internet.

De 2014 para cá o acesso à internet através dos smartphones aumentou muito e superou o acesso realizado por computadores e notebooks. O Brasil é um dos países que mais utiliza o WhatsApp, mais de 80% dos brasileiros fazem uso desse aplicativo que ficou conhecido por proporcionar a troca instantânea de mensagens. Afinal, ninguém resiste à uma notificação de mensagem no WhatsApp, sempre acaba abrindo o aplicativo e visualizando quase que instantaneamente em que a mensagem é enviada.

Para utilizar o WhatsApp o usuário precisa apenas estar conectado a internet, ou seja, um valor muito menor do que se utilizasse SMS, por exemplo.

Por esse motivo, se você tiver um e-commerce ou for produtor de info-produtos é importante analisar esses dados, pois começar a utilizar o WhatsApp como recurso para aumentar a conversão de boletos e iniciar uma aproximação com os seus clientes seria de grande importância para o seu negocio.

Se você chegou até aqui é porque sofre com um problema que 99% das pessoas que vendem online sofrem, que é a baixa conversão de boletos bancários, mas como podemos resolver isso?

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas e explicar as técnicas de como converter mais boletos utilizando o aplicativo mais usado pela população brasileira: o WhatsApp.

Recuperação de WhatsApp: Como converter mais boletos

O que é boleto bancário?

Mas afinal, o que é de fato o boleto bancário? O boleto bancário é um título de cobrança, que pode ser pago, normalmente, em qualquer rede bancária.

Esse meio de pagamento é muito utilizado por pessoas que não utilizam o sistema bancário como por exemplo, pessoas que não possuem conta bancária em algum banco. Ou até por pessoas que tenham receio de efetuar alguma compra com o cartão de crédito.

Benefícios de enviar o boleto por WhatsApp

O aplicativo tem aproximadamente 1,5 bilhão de usuários no mundo inteiro, e a cada dez desses usuários, um é brasileiro. Isso mostra o quanto o WhatsApp é aceito no país.

Vamos lá, quem aqui não utiliza o WhatsApp? É muito dificil encontrar alguém que não se rendeu à essa ferramenta tão potente, e todos os que usam acabam usando com muita frequência.

Mas além da praticidade que o WhatsApp trouxe para o relacionamento com amigos e família, afinal, é muito melhor e mais barato enviar uma mensagem do que fazer uma ligação, a ferramenta tem sido muito importante para negócios de diversos ramos, principalmente no e-commerce. O WhatsApp ajuda muito no suporte de empresas a se relacionarem com os clientes, ajudando no atendimento e até mesmo ser utilizado como um canal a mais de vendas online.

Você pode fazer todo o contato com o seu cliente, desde o primeiro atendimento ao envio de código de rastreio e informações de onde o produto dele se encontra no status dos correios. Por exemplo, com o E-Vendas você pode enviar mensagens personalizadas para cada status do pedido. Sem contar as inúmeras outras funções que pode te ajudar a vender cada vez mais, como as campanhas de marketing, por exemplo.

Se o cliente fez um pedido na sua loja, isso já manifesta o interesse do mesmo em efetuar o pagamento do boleto, logo, você pode enviar o documento ou a linha digitável do título para ele através do WhatsApp. Desse modo, a comunicação entre empresa e cliente torna o processo mais rápido, sem burocracia e personalizado, promovendo uma ótima experiência de compra para o cliente, e claro, podendo aumentar a conversão de boletos pagos na sua loja virtual.

Saiba como converter mais boletos com o WhatsApp

Antes de qualquer coisa é importante conhecer o seu cliente e entender porque ele não fez o pagamento do boleto.

É de grande importância observar se o seu site é claro nas informações. Para o cliente online, quanto menor os passos a ser dado, melhor. Então, faça com que a opção de gerar boleto seja de fácil acesso, sem muitos cliques ou burocracias, assim o cliente perde menos tempo e se sente mais seguro em efetuar o pagamento do boleto.

No início, o WhatsApp não foi um aplicativo criado para vender algo, era apenas para comunicação, porém, atualmente foi incorporado algumas estratégias de vendas que trazem um ótimo resultado. Mostrando que ele pode sim ser um bom canal de relacionamento e aproximação com o cliente.

Mas para ter sucesso com essa ferramenta é preciso seguir algumas dicas e recursos para não errar na abordagem e acabar perdendo de vez esse cliente.

5 passos para converter um boleto no WhatsApp

1- Tenha uma boa equipe

Não importa o tipo de empresa que você tenha, online ou física, ter uma boa equipe é primordial para ter sucesso nas vendas.

A equipe de vendas deve ser altamente treinada, competente e dominar todo o processo de vendas da sua empresa.

É importante que a equipe saiba responder todas as perguntas feitas pelos clientes, que sejam solícitos e educados e que ajudem a sanar todas as dúvidas dos clientes. Um bom atendimento faz muita diferença e influencia muito na venda de um produto ou serviço.

2- Crie um relacionamento com o cliente

Tenha uma boa comunicação com o seu cliente, lembre-se: o WhatsApp foi criado para isso!

Com uma mensagem de WhatsApp você pode entrar em contato com o cliente e enviar um conteúdo e converte-lo. Apresentar novos produtos. Caso ele tenha dúvidas sobre a compra ou produto, já pode ser tudo esclarecido.

Além de ter a possibilidade de enviar o link ou a linha digitável do boleto, afinal, muitas pessoas deixam de efetuar o pagamento do boleto apenas por esquecimento. Com uma simples mensagem você pode lembra-lo, além de facilitar a vida do cliente já enviando o link.

Tudo isso é importante, pois o cliente se sentirá bem e seguro para continuar a compra.

3- Seja presente no WhatsApp

Nunca ignore um cliente. Se ele fez um questionamento, por mais bobo que seja, responda! Caso não tenha tempo de responder no mesmo dia, é preferível que não visualize a mensagem até que possa realmente respondê-lo.

Seja educado e não esqueça do profissionalismo. Apesar de ser um aplicativo informal, você está utilizando-o com o objetivo profissional.

Isso transmitirá ao cliente o cuidado que você, como vendedor, tem com o cliente. Criará laços, ou seja, fideliza o consumidor e assim poderá convertê-lo mais facilmente.

Recuperação de WhatsApp: Como converter mais boletos

4- Tenha boas ferramentas para te auxiliar

Nós sabemos o quanto é trabalhoso adicionar cada contato no celular. Enviar mensagem personalizada para cada pessoa dessa lista, o tempo perdido nessa fase é muito grande.

Para facilitar todo esse trabalho e não sobrecarregar o seu suporte, o E-vendas tem a solução ideal para converter os boletos que ficam na mesa, podendo aumentar a sua taxa de conversão atual em até 60%.

Com o E-vendas você consegue envie mensagens automáticas de WhatsApp personalizadas para seus clientes baseado no status do pedido, além de criar uma sequência de mensagens personalizadas para recuperar pedidos feito através de boletos em sua loja.

Conheça o E-Vendas e dobre suas conversões de boletos, checkouts abandonados ou cartões recusados. Notifique de forma automática seus clientes a cada status de pós-venda da sua loja até o pedido ser entregue melhorando a experiência de compra e fazendo que com o cliente se encante pelo seu atendimento e compre em sua loja mais vezes.

5- Utilize as palavras certas

Utilize conteúdo que gere vendas para o seu negócio.

Explique para o seu cliente que o produto dele já está separado para envio, e que está aguardando apenas o pagamento do boleto bancário.

Mostre a solução para ele, coloque na mensagem a linha digitável do boleto para facilitar o pagamento. Ofereça um novo boleto com a data de vencimento atualizada, que pode ser enviada no próprio WhatsApp.

Se possível, envie em formato pdf o arquivo do boleto, assim o cliente se sente mais seguro e confortável de efetuar o pagamento do mesmo.

Recuperação de WhatsApp: Como converter mais boletos

Aplique as dicas agora mesmo no seu negócio

Agora você já sabe que o WhatsApp é uma grande ferramenta aliada para o seu negócio. Além da conversão de boletos, que é muito importante para recuperar vendas, a ferramenta trás alguns benefícios para a sua empresa, como melhorar o contato com o cliente, desafogar o canal de suporte e quem sabe, fazer novas vendas. Temos certeza que isso vai melhorar sua experiência de venda para os seus clientes

Comece a recuperar suas vendas por boleto através do WhatsApp hoje mesmo de uma maneira rápida e fácil. Envie mensagens automáticas e personalizadas baseadas em cada status de pedido para os seus clientes via WhatsApp, utilizando o seu próprio número.

Utilize a nossa ferramenta E-Vendas a favor do seu negócio.

Clique aqui para ativar sua conta agora mesmo!

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *