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Como aumentar a taxa de conversão de boletos no e-commerce

Como aumentar a taxa de conversão de boletos no e-commerce

Quer saber como aumentar a taxa de conversão de boletos no e-commerce? Hoje nós vamos te mostrar o maior HACK para aumentar a conversão de boletos para Infoprodutores e E-commerce através do WhatsApp.

Olá, tudo bem? Seja bem muito vindo. Meu nome é Gênezzi. Eu sou consultor de Marketing Digital e criador da ferramenta E-Vendas, que é uma ferramenta online para ajudar infoprodutores e e-commerces a fazerem o acompanhamento dos pedidos e facilitar o trabalho de conversão de boletos através de WhatsApp, SMS e E-mail.

Se você está lendo este artigo, provavelmente você esteja passando por um problema que 99% das pessoas que vendem online no Brasil passam, que é a baixa taxa de pagamento de boletos.

Porém, hoje irei te ensinar uma estratégia diferente e muito efetiva, capaz de ser iniciada hoje mesmo com seus clientes, que trará muito resultado em pouco tempo.

Boa leitura!

Aprenda estratégias práticas para fazer com que seus clientes paguem os boletos emitidos dos seus produtos

Primeiramente, você precisa saber de uma coisa: Boleto emitido não é a mesma coisa que boleto pago!

Infelizmente, a taxa atual de conversão de boletos é extremamente baixa no Brasil, e gira em torno de 30%.

Ou seja, de cada 10 pessoas que emitem boleto na sua loja, apenas 3 realizam o pagamento. E com isso a gente acaba deixando muito dinheiro na mesa. Muito mesmo!

Mas agora vem uma notícia boa para você….

Nesse artigo eu vou te mostrar uma estratégia que a gente já vem utilizando com alguns clientes há alguns meses onde é possível você aumentar a sua taxa de conversão atual em até 60%.

Houveram casos também onde esta taxa subiu para 300%, ou seja, o cliente conseguiu triplicar a sua taxa de pagamento, mas isso não é tão comum. Depende de muitos fatores e para relatarmos algo concreto e dentro da média que tivemos vamos manter ainda os 60% como aumento possível com certa facilidade.

Como aumentar a taxa de conversão de boletos no e-commerce com Whatsapp

Primeira conexão com o cliente

Primeiramente, você vai precisar usar uma ferramenta muito eficiente que já é usada por mais de 90% da população brasileira que tem smartphone. Essa ferramenta é o WhatsApp.

Nós vamos focar exclusivamente nessa ferramenta porque ela se mostrou DISPARADAMENTE a ferramenta que
mais converteu. Realmente é incrível o poder dela.

Só que existe um jeito certo e lógico de fazer a abordagem com o cliente. Não é só chegar cobrando ele de qualquer jeito, tá? Isso não vai funcionar…

É nessa abordagem que a estratégia começa e se torna de fato altamente poderosa.

Vamos lá!

Pensa o seguinte…

O cliente vai até a sua loja, se interessa por um produto, adiciona no carrinho e então finaliza o pagamento com boleto. Ele emite um boleto com vencimento de 3 dias, e o que você faz?

Espera sentado ele pagar por boa vontade? Claro que não… A gente já viu que isso não acontece muito bem.

Você vai entrar em contato com esse cliente assim que ele emitir o boleto e perguntar se deu tudo certo.

A abordagem vai ser mais ou menos assim: “Olá (nome), tudo bem? Aqui é o Gênezzi da ferramenta E-Vendas. Eu vi no meu sistema que você gerou um boleto para o meu produto. Fico feliz pelo seu interesse e queria saber se deu tudo certo?”

E espera ele responder…

Sempre trabalhe a primeira abordagem com uma apresentação sua, uma confirmação de que o cliente fez a ação específica (no caso ele gerou um boleto para o produto X) e finalize com uma pergunta.

Isso vai forçar o cliente a te responder, e também criará já a primeira conexão entre você e ele. E essa conexão é muito forte, é uma experiência diferente para o cliente. Isso mostra que realmente existe uma pessoa do outro lado vendendo um produto.

Já cria um laço de confiança e profissionalismo.

E dá para fazer melhor ainda, sabia…

Surpreendendo o cliente

Você pode já programar uma mensagem subsequente a esta de cima enviando um conteúdo gratuito de valor para seu cliente ou até mesmo oferecendo algo a mais, como por exemplo:

“Vou aproveitar e enviar este e-book para você contendo 4 técnicas secretas para aumentar o faturamento da sua loja através de WhatsApp e SMS. Tenho certeza de que irá ajudá-lo. Qualquer dúvida, é só me chamar, tudo bem? Abraço!”

Então imagine… Pense que você está no lugar do cliente. Você entrou em um site qualquer, se interessou
por um produto e gerou um boleto.

E logo em seguida vem uma pessoa super simpática e atenciosamente te agradecendo pela compra e preocupada, perguntando se deu tudo certo e se você ainda tem alguma dúvida…

Uma pessoa totalmente à sua disposição, sem você precisar pedir nada. E ainda por cima, te entrega um material
totalmente gratuito, de valor, que agregará de fato algo na sua vida, totalmente conectado com o produto ou serviço que você comprou.

Por que os clientes não pagam os boletos?

Existem diversos motivos e objeções que fazem os clientes emitirem um boleto na sua loja e não finalizar o pagamento.

Veja algumas objeções mais comuns dos cliente que os levam a não pagar os boletos:

  • Não receber o boleto;
  • Não saber se finalizou ou não a compra;
  • Desconfiança da sua loja;
  • Dúvidas sobre o produto;
  • Dúvidas sobre a entrega.

E ainda por cima você usou o gatilho da reciprocidade ao entregar algo de valor para ele gratuitamente, sem ele esperar nada por isso.

E isso, possivelmente, vai motivá-lo a querer retribuir essa gentileza de alguma forma, e essa forma que ele vai encontrar é pagando o seu boleto.

Acredite, isso dá muito certo e tem um poder incrível.

Segunda conexão com o cliente

Então, depois que você enviar essa primeira mensagem, você vai se programar para enviar uma nova mensagem
para esse cliente no dia do vencimento do boleto.

Ou seja, se o seu boleto vence em 3 dias, daqui 3 dias você manda uma nova mensagem. Essa mensagem será apenas
de lembrança para o cliente. Afinal, é comum, na correria do dia a dia, a gente acabar esquecendo de pagar o boleto.

Essa segunda abordagem vai ser mais ou menos assim:

“Olá (nome), tudo bem? Aqui é o Gênezzi do E-Vendas. Eu vi
aqui no meu sistema que o seu boleto vence hoje e estou enviando essa mensagem apenas para lembra-lo, pois na
correria diária é normal esquecer.

Se precisar de uma segunda via é só me chamar, tudo bem?

Abraço!”

Essa segunda mensagem de lembrança dará uma segunda oportunidade do cliente realizar o agamento.

Isso te ajudará também a aumentar a taxa de conversão para quem geralmente esqueceu de pagar.

Terceira conexão com o cliente

E, por fim, você enviará a terceira e última mensagem.

Envie 2 dias depois do vencimento, informando ao cliente que o boleto dele venceu e o pagamento não foi identificado. E também, pergunte se o cliente ainda tem interesse no produto.

A abordagem será mais ou menos assim:

“Olá (nome), tudo bem? Estou passando aqui só para informar que o seu boleto para o produto E-
Vendas foi cancelado pois o pagamento ainda não foi identificado. Mas fique tranquilo… Seu produto ele ainda está separado e pronto para envio. Você ainda tem interesse?”

Essa abordagem é muito poderosa e costuma trazer muito resultado.

É muito comum os clientes falarem que ainda tem interesse no seu produto e solicitarem uma segunda via do boleto.
Isso ajudará a recuperar muitos vendas que foram canceladas por falta de pagamento do cliente.

Você consegue imaginar o tanto de vendas que você já poderia ter recuperado apenas usando
essa última mensagem?

Comece hoje mesmo a aumentar suas conversões de boletos

Agora, tudo o que você precisa fazer para aumentar a sua taxa de conversão de boletos é colocar
todas essas estratégias em prática e encantar seu cliente.

São estratégias simples, que não exigem quase nenhum investimento, a não ser um chip de
celular exclusivo para o seu produto/loja.

Utilize nossa ferramenta E-Vendas e veja como podemos reduzir bastante todo o trabalho manual que você teria se fizesse todo esse trabalho na mão.

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Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

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