Marketing Digital

Como fazer um bom atendimento no E-commerce

Como fazer um bom atendimento no E-commerce

Saber como fazer um bom atendimento no e-commerce pode te ajudar a aumentar seu faturamento. Mais importante do que bons produtos e preços incríveis, é a excelência no atendimento ao cliente.

Afinal, quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Até você, que hoje tem um e-commerce já foi e ainda é um cliente e gosta de bom atendimento.

Um bom atendimento é primordial para fidelizar e manter uma boa relação com o seu cliente. O relacionamento com o cliente precisa ser de forma mais clara e objetiva possível.

Como fazer um bom atendimento no e-commerce

Saiba o que é necessário para um bom atendimento no e-commerce

O fato de você expor os seus produtos de maneira organizada, oferecer promoções e facilidades de pagamento muitas vezes não é o suficiente para obter sucesso nas vendas e fazer com que os clientes se sintam satisfeitos com o atendimento.

Se você não sabe como melhorar o atendimento no e-commerce não se preocupe. No artigo de hoje mostraremos algumas dicas de como fazer um bom atendimento no e-commerce e estreitar o relacionamento com os seus clientes.

1.      Invista na qualidade do e-commerce

Se o seu site tem a navegação difícil, sai do ar a todo tempo, ou tem poucas condições de pagamento é necessário rever esses problemas.

O primeiro passo para oferecer um bom atendimento no e-commerce é aperfeiçoar as funções da sua loja virtual, para proporcionar uma visita tranquila dos clientes e conseguir finalizar a compra.

Saiba que o seu site é o principal vendedor. Em uma loja física o atendente pode ser decisivo no memento da compra, na loja virtual a interface vai determinar a conversão e o sucesso das vendas.

2.      Tenha diferentes canais de comunicação

É interessante expandir os canais e investir em algum sistema de comunicação.

Chat e WhatsApp são boas ferramentas para manter a comunicação entre você o seu cliente. Por WhatsApp o cliente se sente mais próximo da empresa, e pode entrar em contato de maneira rápida e fácil. Afinal, poucas pessoas fazem ligação ultimamente.

O importante mesmo é oferecer uma quantidade de canais consideráveis, assim o cliente vai se sentir mais seguro e confortável para finalizar a compra.

Se todos os canais de comunicação estiverem interligados facilita muito. Caso o cliente entre em contato pelo formulário do site, o retorno pode acontecer por e-mail, telefone ou WhatsApp.

Não se esqueça de estabelecer um tempo máximo para resposta em cada canal de comunicação que sua empresa tem com os clientes, fornecendo um suporte necessário para rápido atendimento.

3.      Conheça o seu cliente

No mundo virtual de hoje em dia, obter informações sobre os usuários é uma questão estratégica. O melhor é que esses dados são coletados de maneira constante.

Quando determinado cliente visita a sua loja ou finaliza uma compra, diversas informações importantes sobre ele são coletadas. É possível saber dados referente a contato, preferencias e até comportamento.

Mas no que isso ajuda a fazer um bom atendimento no e-commerce? É simples.

Entenda e conheça o seu consumidor, assim você saberá como agir e que palavras usar na hora do atendimento.

Cada cliente deve ser tratado de forma única e pessoal. É importante lembrar que para cada pessoa existe uma forma de linguagem. Então é necessário se adequar a isso.

4.      O feedback é importante

Diferente das lojas físicas, o e-commerce oferece mais liberdade e canais para o cliente reclamar, sugerir e dar opiniões sobre o atendimento e o produto oferecido.

Nenhuma dica anterior dará certo se você não souber ouvir e atender os feedbacks dos clientes.

Sempre se atente ao feedback do cliente. Até o melhor atendimento não serve para coisa alguma se você não prestar atenção ao feedback do cliente. Ouça todas as sugestões e reclamações e tente melhor da próxima vez.

O pós-venda é uma ótima forma de coletar feedbacks e aumentar suas vendas. Com o E-Vendas você pode enviar mensagens personalizadas de WhatsApp para todos os clientes que compraram na sua loja.

Clique aqui para conhecer.

Comece hoje mesmo e fidelize clientes

Por fim, o relacionamento e a comunicação com o cliente precisa ser da forma mais clara. Esqueça aquelas respostas padrão que costumam usar, o cliente quer e precisa de atenção para se sentir seguro e finalizar a compra no seu site.

Se você já tem ou pensa em ter um e-commerce, não esqueça de pensar no relacionamento com o cliente. Esse atendimento também é responsável pelo retorno do cliente à sua loja.

A melhoria do atendimento pode ser o que falta para aumentar suas vendas. Agora que você já viu essas dicas, coloque-as em prática pois elas podem contribuir bastante para o sucesso do seu e-commerce.

Até o próximo.

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *