E-Commerce

Como enviar notificações automáticas por WhatsApp

Se você tem e-commerce, sabe que um dos maiores pesadelos são os pedidos não pagos, sejam elas decorrentes de boletos, pix ou checkout abandonado. De início você pode pensar que não há solução para isso, o cliente simplesmente decidiu abandonar a compra. No entanto, existem algumas dicas de como enviar notificações automáticas por WhatsApp para converter esses pedidos, além de fazer um bom pós venda, evitando assim uma exaustão no suporte, enviar ações de marketing e muito mais.

O pagamento por boleto bancário no e-commerce é a segunda maior forma de pagamento do Brasil. Portanto, temos que enfrentar diretamente o problema de não pagamento. Atualmente, algumas pessoas têm medo de usar outros métodos de pagamento, como cartões de crédito. Mesmo com o desenvolvimento dos sistemas de segurança do comércio eletrônico, algumas pessoas, principalmente aquelas sem muita experiência em compras online, se recusam a fornecer dados de cartão de crédito na internet por medo de serem hackeadas ou clonadas. Portanto, o pagamento por boleto dá aos clientes uma sensação de maior segurança na hora de finalizar a comprar.

Os pagamentos via Pix também vieram para ficar aqui no Brasil, só para você ter uma ideia, essa forma de pagamento tem 74,6% de aceitação no e-commerce brasileiro. Além de prático e rápido, o método de pagamento do Pix também é muito seguro, então, esse método de pagamento caiu na graça do público.

Sem contar que, uma grande porcentagem de pedidos cancelados pode ser devido a detalhes inconsistentes nos dados do cartão de crédito ou pagamentos com falha, como os famosos “não autorizados”.

Porém, aplicando algumas dicas podemos mudar esse cenário, enviando notificações automáticas via WhatsApp para o seu cliente, por exemplo.

No artigo de hoje vamos te mostrar como enviar notificações automáticas por WhatsApp e aumentar suas vendas.

Como automatizar a conversão de boleto e Pix

As taxas de conversão de comércio eletrônico são muito importantes para definir o sucesso de um negócio e a sua prosperidade.

Geralmente, os varejistas online gastam a maior parte de seu esforço e orçamento para atrair consumidores para suas lojas. Como resultado, cada venda pendente faz com que as margens de lucro da empresa diminuam e além de desanimar pode fazer com que o negócio não se sustente.

Aproveite o funil de conversão e saiba como converter 100% automaticamente pedidos não pagos, por exemplo.

Existem vários pontos no processo de compra que podem fazer com que os compradores fujam. No entanto, em muitos casos, dependendo da forma de pagamento escolhida, as vendas são perdidas no checkout. Existem várias maneiras de melhorar o processo de pagamento com cartão de crédito, como a tecnologia de compra com um clique. No entanto, as coisas ficam complicadas quando se trata de Boleto Bancário e Pix.

Primeiro, não há uma cobrança automática, como no cartão de crédito e isso exige que o comprador passe por uma segunda etapa, na qual deve concluir o pagamento eletronicamente pelo banco ou fisicamente em um dos locais autorizados. Porém, no e-commerce, existem formas de converter boletos e pix automaticamente, uma delas é usar o sistema para enviar mensagens automatizadas e personalizadas aos clientes.

Com o E-Vendas, você pode criar uma série de mensagens personalizadas para recuperar pedidos de PIX e Boletos em sua loja. Enviar mensagens de “cobrança” aos clientes pode ajudar a convertê-los, afinal são muitos os motivos pelos quais as pessoas deixam de pagar boletos e pix. Falta de segurança, esquecimento, desistência de compras são alguns dos motivos, e os clientes podem pagar com apenas uma mensagem sua.

Você pode criar um funil de mensagens, por exemplo, para enviar uma mensagem no dia da compra avisando sobre um pedido de boleto ou pix. No dia seguinte, você pode enviar outra informando que caso ele tenha esquecido de efetuar o pagamento ainda há tempo, e no dia do vencimento do boleto, é possivel enviar uma mensagem informando-o sobre o vencimento e que caso ele queira pode ser gerado um novo boleto ou chave pix.

Veja como enviar notificações automáticas por WhatsApp

Exemplos de mensagens de como converter pedidos não pagos por WhatsApp

Olá #nome tudo bem? Aqui é da loja XX.
Vimos que você fez o pedido #transacao em nosso site e no momento ele está separadinho, apenas AGUARDANDO PAGAMENTO para prosseguirmos!
Pensando em praticidade, vamos disponibilizar aqui pelo WhatsApp o seu boleto para pagamento

Segue o link do boleto:
#boleto
Qualquer dúvida ficamos à disposição!”

Como enviar notificações automáticas por WhatsApp

Já no dia seguinte, pode enviar uma nova mensagem, apenas de lembrete. Sabendo que geralmente um boleto leva de 1 à 2 dias para compensar, apenas lembre o cliente de enviar o comprovante, assim você evita uma cobrança que muitas pessoas podem considerar inoportunas.

“Olá #nome, tudo bem? Somos da loja XX
Passando aqui apenas para lembrar que o seu pedido está separado para envio, aguardando apenas a compensação do boleto. Caso já tenha efetuado o pagamento, envie o comprovante nesse número para agilizarmos o envio do seu produto.

Pensando em praticidade, vamos disponibilizar aqui pelo WhatsApp o seu boleto para pagamento
Segue o link do boleto:
#boleto
Qualquer dúvida, estamos à disposição”

E no dia do vencimento, envie um mensagem perguntando se o cliente precisa de alguma ajuda ou de um novo boleto.

“Olá #nome, tudo bem? Aqui é da loja XX
Vimos que hoje é o dia do vencimento do boleto do pedido #transacao e o pedido ainda está AGUARDANDO PAGAMENTO.
Sabemos que o tempo de compensação pode ser um pouco mais longo para boleto, caso precise de alguma ajuda, de um novo boleto ou esclarecer alguma questão, eu estou à disposição para lhe ajudar! Ah, se você já efetuou o pagamento, pode me enviar o comprovante que seu pedido já está separado e assim seguimos com a aprovação da compra!”

O mesmo pode ser feito para o pagamento via PIX, apenas trocando algumas palavras da mensagem para adapta-la ao tipo de pagamento. Lembrando que no E-Vendas existem muitas variáveis das quais você pode fazer uso para te ajudar a criar uma boa copy, além da possibilidade de colar emoji, enviar arquivos, imagens e áudio.

Aumentar a conversão de abandono de checkout por WhatsApp

A taxa média de abandono de checkout do e-commerce é de 69,57%, por exemplo, se você atende pelo WhatsApp, a taxa de conversão pode aumentar em 45%.

É interessante fornecer um atendimento personalizado para entender o motivo do cancelamento. Pergunte qual foi o problema com a compra, se simplesmente esqueceu de pagar ou qualquer outro tipo de problema. Preste atenção no caso, coloque-se no lugar do cliente e ofereça a opção de recompra.

Como em qualquer e-commerce, fazer com que os usuários comprem de um carrinho de compras tem seus desafios. A página de checkout é um momento crítico para garantir a venda, e os donos de e-commerces devem se concentrar em proporcionar aos clientes uma ótima experiência de compra.

Hoje, o processo de pagamento leva em média cinco páginas. Muitas etapas podem frustrar os clientes, levar ao abandono do carrinho e à perda de receita.

Mas além de configurar um checkout transparente em sua loja e reduzir as etapas para concluir o processo, você pode enviar algumas mensagens automáticas via WhatsApp, perguntando se o cliente gostaria de realizar uma nova compra, por exemplo.

Exemplo de mensagem que pode ser enviada para o cliente no caso de abandono de checkout:

“Olá #nome tudo bem? Aqui é a loja XX.
Vimos que você se interessou pelo produto xx, mas não finalizou a sua compra em nosso site. Você ficou com alguma dúvida?
Como podemos te ajudar?”

Como enviar notificações automáticas por WhatsApp

Caso você queira, é possível também oferecer um cupom de desconto nessa etapa, pois assim o cliente fica mais atraído e propenso a finalizar a compra.

Use o E-Vendas como aliado para recuperar os abandonos de checkout e aumentar as suas vendas. Cadastre e envie mensagens personalizadas de forma automática. Envie para os seus clientes lembretes, cupons de desconto e muito mais.

Como oferecer um bom pós venda

Saber como realizar um pós-venda no e-commerce é uma boa forma de aumentar o faturamento.

Através do pós-venda você poderá melhorar a experiência da sua loja, encontrar problemas, dificuldades, estreitar a relação com seu cliente e ainda por cima fidelizá-lo. É pelo pós-venda que você poderá demonstrar a sua preocupação em realizar um serviço de maior qualidade. Tudo isso para garantir uma boa experiência de compra pelo seu cliente.

O pós-venda é uma ótima estratégia de aumentar a taxa de recompra da sua loja virtual. Hoje, ainda são poucas lojas que se preocupam em fazer um bom pós-venda, por isso quem sair na frente com uma experiência diferente e personalizada conseguirá conquistar mais clientes e aumentar as chances do cliente comprar de você mais vezes.

Tenha um relacionamento com o cliente após a venda. Envie mensagens automáticas por WhatsApp o código de rastreio e toda a movimentação que o pacote tiver nos Correios. Após recebimento, pergunte para o cliente se gostou do produto e se deu tudo certo.

Com o E-Vendas tudo isso é possível, além de enviar campanha de marketing com descontos e ofertas exclusivas para que o cliente compre novamente de você.

Envie agora notificações automáticas por WhatsApp para os seus clientes

Das maiores empresas do mercado às pequenas, todas sofrem com o não pagamento de boleto, pix, ou abandono de checkout e até mesmo do mal atendimento no pós venda.

No entanto, essas técnicas de recuperação de boletos/Pix e recuperação de checkouts abandonados pode aumentar sua renda. Você pode definir qual estratégia funciona melhor para o seu e-commerce e aplicá-la. Com essa leitura foi possível observar como enviar notificações automáticas por WhatsApp pode aumentar e muito suas vendas.

Automatizar toda essa parte é a melhor estratégia para converter pedidos não pagos, diminuir suporte e também fidelizar o cliente. O E-vendas está aqui para isso, te ajudar a recuperar pedidos de PIX, Boletos e abandono de checkout em sua loja, criando um funil de mensagens automáticas e personalizadas.

Vem para o E-Vendas que te mostramos como enviar notificações automáticas por WhatsApp e aumentar as suas vendas.

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *