E-Commerce

Como converter pedidos na Perfect Pay por Whatsapp de forma automática

Como converter pedidos na Perfect Pay por Whatsapp de forma automática

Se você tem um e-commerce, pode concordar que um dos maiores contratempos é perder clientes na página de checkout, boletos e pix não pagos ou cartão recusado. Afinal, seu trabalho é atraí-lo para a sua loja, convencê-lo de que seus produtos são de alta qualidade e levá-lo ao processo final de compra. No entanto, por algum motivo, ele desistiu e não concretizou a compra.

Os clientes abandonam suas compras por vários motivos, e é sua responsabilidade fazê-los recomprar ou ao menos fazer o pagamento do pedido.

Desde 2014, o número de acessos à Internet via smartphones aumentou substancialmente, superando o de computadores e notebooks. O Brasil é um dos países que mais utiliza o WhatsApp, com mais de 80% dos brasileiros usando o aplicativo, conhecido por suas mensagens instantâneas. Afinal, ninguém resiste às notificações de mensagens no WhatsApp, as pessoas sempre acabam abrindo o app e vendo a mensagem recebida quase que imediatamente. Para usar o WhatsApp, o usuário só precisa estar conectado à Internet, ou seja, vale muito mais a pena do que usar o SMS, por exemplo, que tem um custo mais alto.

Por esse motivo, se você tem um e-commerce sofre com um problema que 99% das pessoas que vendem online sofrem e pode ser muito importante começar a usar o WhatsApp como recurso para aumentar a conversão de boletos e pix.

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas e explicar as técnicas de como converter pedidos na Perfect Pay por whatsapp de forma automática.

Como automatizar a conversão de pedidos na Perfect Pay via WhatsApp

As taxas de conversão de comércio eletrônico são muito importantes para definir o sucesso de um negócio.

De um modo geral, os varejistas online gastam a maior parte de seu esforço e orçamento para atrair consumidores para suas lojas. Como resultado, cada venda pendente faz com que as margens de lucro da empresa diminuam.

Existem vários pontos no processo de compra que podem fazer com que os compradores fujam. No entanto, em muitos casos, dependendo da forma de pagamento escolhida, as vendas são perdidas no checkout.

Existem várias maneiras de melhorar o processo de pagamento com cartão de crédito, que pode atrair mais clientes para esse tipo de pagamento, como a tecnologia de compra com um clique.

No entanto, as coisas ficam complicadas quando se trata de Boleto Bancário e Pix. Primeiro que não há cobrança automática, o que exige que o comprador passe por uma segunda etapa, na qual deve concluir o pagamento eletronicamente ou fisicamente em um dos locais autorizados.

Com o E-Vendas, você pode criar uma série de mensagens personalizadas para recuperar pedidos de PIX e Boletos em sua loja.

Enviar mensagens de “cobrança” aos clientes pode ajudar a convertê-los, afinal são muitos os motivos pelos quais as pessoas deixam de pagar boletos e pix. Falta de segurança, esquecimento, desistência de compras são alguns dos motivos, e os clientes podem mudar de ideia e pagar com apenas uma mensagem sua.

No E-Vendas você pode criar um funil de mensagens, por exemplo, para enviar uma mensagem no dia da compra avisando sobre um pedido feito, de boleto ou pix. No dia seguinte, você pode enviar outra para informar que se ele esquecer de pagar, ainda dá tempo, no dia do vencimento do boleto, você pode mandar uma mensagem, informando-o que caso ele queira é possível gerar um novo boleto ou chave pix.

Exemplos de mensagens de como converter pedidos na Perfect Pay por Whatsapp de forma automática

Olá #nome tudo bem? Aqui é da loja XX.
Vimos que você fez um pedido #transacao em nosso site e no momento ele está separado, apenas AGUARDANDO PAGAMENTO para prosseguirmos com o envio!
Pensando em praticidade, vamos disponibilizar aqui pelo WhatsApp o seu boleto para pagamento

Segue o link do boleto:
#boleto
Qualquer dúvida ficamos à disposição!”

Como converter pedidos na Perfect Pay por Whatsapp de forma automática

O mesmo pode ser criado para PIX:

“Olá #nome. Aqui é da loja XX.
Realize o pagamento do PIX em até 30 minutos para que o seu pedido não seja cancelado.
Caso tenha algum problema ou dificuldade para efetuar o pagamento, basta me chamar que eu estou totalmente à disposição para lhe atender!”

Como converter pedidos na Perfect Pay por Whatsapp de forma automática

E no dia do vencimento, envie um mensagem perguntando se o cliente precisa de alguma ajuda ou de um novo boleto.

“Olá #nome, tudo bem? Aqui é da loja XX
Vimos que hoje é o dia do vencimento do boleto do pedido #transacao e o pedido ainda está AGUARDANDO PAGAMENTO.
Sabemos que o tempo de compensação pode ser um pouco mais longo para boleto, caso precise de alguma ajuda, de um novo boleto ou esclarecer alguma questão, eu estou à disposição para lhe ajudar! Ah, se você já efetuou o pagamento, pode me enviar o comprovante que seu pedido já está separado e assim seguimos com a aprovação da compra!”

Saiba que no E-Vendas existem muitas variáveis das quais você pode fazer uso para te ajudar a criar uma boa copy, além da possibilidade de colar emoji, enviar arquivos, imagens e áudio.

Como automatizar a recuperação de pedidos cancelados

Cancelamento de uma compra é um processo difícil para o dono do e-commerce, e a melhor forma de lidar com esse momento sem grandes prejuízos é ter o máximo de informações possíveis. Saber o motivo do cancelamento é importante para entender como você deve agir.

Converse com o cliente para saber o motivo do cancelamento, pois conforme informamos, podem ser vários. Nem mesmo um problema de pix ou boleto não pago, mas possivelmente uma inconsistência com os dados do cartão de crédito.

No E-Vendas, também é possível receber o status de pedidos cancelados e usar isso para criar uma mensagem positiva para que os clientes refaçam suas compras, facilitando você a converter pedidos na Perfect Pay por Whatsapp.

Exemplo de mensagem que pode ser enviada para pedidos cancelados:

“Olá #nome tudo bem? Aqui é a loja XX.
Vimos que você o seu pedido #transacao foi cancelado em nosso site…
Às vezes isso acontece por alguma falha no pagamento via cartão ou validade do boleto/pix
Mas está tudo bem, o seu pedido ainda está separado e independente do motivo, estamos aqui para lhe auxiliar a concretizar essa compra!
Como podemos ajudar?”

Como converter pedidos na Perfect Pay por Whatsapp de forma automática

Enviando esse tipo de mensagem pode fazer com que o cliente esclareça todas as dúvidas em relação à loja ou ao produto que seria comprado e você pode auxiliá-lo a efetuar uma nova compra.

Converta pedidos na Perfect Pay por Whatsapp de forma automática

Das maiores empresas do mercado às novas, todos sofrem por pelo não pagamento de pix, boleto ou compra cancelada.

No entanto, essas técnicas para recuperar compras não pagas podem aumentar sua receita. Você pode definir a estratégia que mais se adequa ao seu e-commerce e aplicá-la.

Sabendo que a recuperação automática de pedidos por WhatsApp é a melhor estratégia para converter pedidos não pagos na Perfect Pay, o E-Vendas pode te ajudar. Faça parte do nosso time de clientes e crie um funil de mensagens personalizado para recuperar pedidos de PIX, boletos e compras canceladas em sua loja.

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.