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Como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp

Como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp

Se você tem um e-commerce sabe que o maior pesadelo são compras não pagas, sejam elas por boletos gerados, pix não efetuados ou checkouts abandonados. No início você pode até pensar que não há muito o que fazer, simplesmente o cliente desistiu da compra. Porém existem algumas técnicas e dicas que ensinam como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp.

O pagamento por boleto bancário no e-commerce é a segunda maior forma de pagamento do Brasil. Portanto, temos que enfrentar diretamente a falta de pagamento desses boletos.

Atualmente, algumas pessoas têm medo de usar outros métodos de pagamento, como cartões de crédito. Mesmo com o desenvolvimento dos sistemas de segurança do comércio eletrônico, algumas pessoas, principalmente aquelas sem muita experiência em compras online, se recusam a fornecer dados de cartão de crédito na internet, por medo de serem hackeadas ou clonadas. Portanto, pagar com boleto bancário dá ao cliente uma sensação de segurança na hora de comprar.

Os pagamentos via Pix também estão por toda parte, só para você ter uma ideia, essa forma de pagamento tem 74,6% de aceitação no e-commerce brasileiro. Além de prático e rápido, o pagamento por Pix também é feito de uma maneira muito segura.

Como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp

Inclusive, uma boa parte de pedidos cancelados se deve à inconsistências nos dados de cartão de crédito ou por alguma falha no pagamento, como o não autorizado.

Mas o que fazer quando o cliente faz o pedido via boleto ou mesmo Pix e não efetuam o pagamento de fato?

No artigo de hoje vamos mostrar de maneira simples como converter pedidos não pagos na Monetizze via WhatsApp.

Como automatizar a conversão de boleto e Pix

As taxas de conversão do e-commerce são importantes para definir o sucesso de um negócio. De um modo geral, os varejistas online gastam a maior parte de seu esforço e orçamento para atrair consumidores para suas lojas. Como resultado, cada venda inacabada faz com que a margem de lucro de uma empresa caia.

Nesse sentido, o funil de conversão é uma das principais preocupações dos donos de e-commerce. Utilize fortemente este funil e descubra como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp de forma 100% automática.

Existem vários pontos no processo de compra que podem fazer com que os compradores fujam. No entanto, em muitos casos, dependendo da forma de pagamento escolhida, as vendas são perdidas no checkout.

Existem várias maneiras de melhorar o processo de pagamento com cartão de crédito, por exemplo, como a tecnologia de compra com um clique. No entanto, quando se trata de Boleto Bancário e Pix, as coisas se complicam. Primeiro, não há cobrança automática, o que exige que o comprador passe por uma segunda etapa, na qual deve concluir o pagamento eletronicamente ou fisicamente em um dos locais autorizados.

Porém existem algumas maneiras de automatizar a conversão de boletos e pix no e-commerce, e uma delas é usar um sistema de envio de mensagens automáticas e personalizadas para os clientes.

Com o E-Vendas é possível criar uma sequência de mensagens personalizadas para recuperar pedidos de PIX e Boletos em sua loja.

Enviando mensagens de “cobrança” para o cliente ajuda à convertê-lo, afinal, existem muitos motivos pelos quais as pessoas deixam de pagar boletos e pix. Falta de segurança, esquecimento, desistência da compra são alguns dos motivos e com apenas uma mensagem sua o cliente pode efetuar o pagamento.

Você pode criar um funil de mensagens, como por exemplo, enviar uma mensagem no mesmo dia da compra, avisando sobre o pedido feito por boleto ou pix. No dia seguinte, pode enviar outra, informando que caso ele tenha esquecido de efetuar o pagamento ainda há tempo, e no dia do vencimento do boleto, é possivel enviar uma mensagem informando-o sobre o vencimento e que caso ele queira pode ser gerado um novo boleto ou chave pix.

Exemplos de mensagens de como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp

Olá #nome tudo bem? Aqui é da loja XX.
Vimos que você fez o pedido #transacao em nosso site e no momento ele está separadinho, apenas AGUARDANDO PAGAMENTO para prosseguirmos!
Pensando em praticidade, vamos disponibilizar aqui pelo WhatsApp o seu boleto para pagamento

Segue o link do boleto:
#boleto
Qualquer dúvida ficamos à disposição!”

Como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp

Já no dia seguinte, pode enviar uma nova mensagem, apenas de lembrete. Sabendo que geralmente um boleto leva de 1 à 2 dias para compensar, apenas lembre o cliente de enviar o comprovante, assim você evita uma cobrança que muitas pessoas podem considerar chatas.

“Olá #nome, tudo bem? Somos da loja XX
Passando aqui apenas para lembrar que o seu pedido está separado para envio, aguardando apenas a compensação do boleto. Caso já tenha efetuado o pagamento, envie o comprovante nesse número para agilizarmos o envio do seu produto.

Pensando em praticidade, vamos disponibilizar aqui pelo WhatsApp o seu boleto para pagamento
Segue o link do boleto:
#boleto

Qualquer dúvida, estamos à disposição”

E no dia do vencimento, envie um mensagem perguntando se o cliente precisa de alguma ajuda ou de um novo boleto.

“Olá #nome, tudo bem? Aqui é da loja XX
Vimos que hoje é o dia do vencimento do boleto do pedido #transacao e o pedido ainda está AGUARDANDO PAGAMENTO.
Sabemos que o tempo de compensação pode ser um pouco mais longo para boleto, caso precise de alguma ajuda, de um novo boleto ou esclarecer alguma questão, eu estou à disposição para lhe ajudar! Ah, se você já efetuou o pagamento, pode me enviar o comprovante que seu pedido já está separado e assim seguimos com a aprovação da compra!”

O mesmo pode ser feito para o pagamento via PIX, apenas trocando algumas palavras da mensagem para adapta-la. Lembrando que no E-Vendas existem muitas variáveis das quais você pode fazer uso para te ajudar a criar uma boa copy, além da possibilidade de colar emoji, enviar arquivos, imagens e áudio.

Como automatizar a recuperação de pedidos cancelados

O cancelamento de compras é um processo difícil para o e-commerce, e a melhor forma de lidar com esse momento sem prejuízos, é ter a maior quantidade possível de informações. Entender o motivo do cancelamento é importante para saber de que forma você deve atuar.

Converse com o cliente para entender o motivo do cancelamento, pois como já informamos, podem ser vários. Inclusive não apenas problemas de pagamento de boleto e sim pode ser alguma inconsistência com os dados do cartão de crédito, por exemplo.

No E-Vendas também é possível receber o status de pedidos cancelados e com isso, criar mensagens acertivas para que o cliente refaça a compra, dessa forma fica mais fácil converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp.

Exemplo de mensagem que pode ser enviada para pedidos cancelados:

“Olá #nome tudo bem? Aqui é a loja XX.
Vimos que você o seu pedido #transacao foi cancelado em nosso site…
Às vezes isso acontece por alguma falha no pagamento via cartão ou validade do boleto/pix
Mas está tudo bem, o seu pedido ainda está separado e independente do motivo, estamos aqui para lhe auxiliar a concretizar essa compra!
Como podemos ajudar?”

Enviando esse tipo de mensagem pode fazer com que o cliente esclareça todas as dúvidas em relação à loja ou ao produto que seria comprado e você pode auxiliá-lo a efetuar uma nova compra.

Aumentar a conversão de abandono de checkout por WhatsApp

A taxa média de abandono de carrinho do comércio eletrônico é de 69,57% e se você oferecer um atendimento via WhatsApp, por exemplo, a conversão podem aumentar em 45%.

Ofereça um atendimento transparente e humanizado para entender o motivo do cancelamento. Pergunte qual o problema com a compra, se foi apenas esquecimento de efetuar o pagamento do boleto ou pix ou alguma outra dúvida. Dê atenção ao caso, coloque-se no lugar do cliente e ofereça opções para que ele refaça a compra.

Como em qualquer e-commerce, fazer com que os usuários efetuem a compra no carrinho de compras tem seus desafios.

A página de checkout é um momento crucial para garantir uma venda, é onde os donos de e-commerce devem concentrar esforços para oferecer uma boa experiência de compra para o cliente, especialmente quando os mesmos estão usando um smartphone.

Se um cliente está comprando online, uma experiência insatisfatória é suficiente para que ele não feche a compra e provavelmente não volte mais ao seu site. A maioria das pessoas estão sempre em movimento, facilmente distraídos e, além disso, existem muitas outras marcas competindo pela atenção do usuário. Um processo de checkout complicado e demorado pode ser um ótimo presente para o seu concorrente.

Hoje, o processo de pagamento tem em média cinco páginas. Muitas etapas podem frustrar os clientes, levando ao abandono do carrinho e à perda de receita.

Mas além de colocar um checkout transparente em sua loja e diminuir as etapas para finalizar o processo, existem algumas formas de converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp e melhorar a sua conversão de abandono de checkout.

Exemplo de mensagem que pode ser enviada para o cliente no caso de abandono de checkout:

“Olá #nome tudo bem? Aqui é a loja XX.
Vimos que você se interessou pelo produto xx, mas não finalizou a sua compra em nosso site. Você ficou com alguma dúvida?
Como podemos te ajudar?”

Caso você queira, é possível também oferecer um cupom de desconto nessa etapa, pois assim o cliente fica mais atraído e propenso a finalizar a compra.

Use o E-Vendas como aliado para recuperar os abandonos de checkout e aumentar as suas vendas. Cadastre e envie mensagens personalizadas de forma automática. Envie para os seus clientes lembretes, cupons de desconto e muito mais.

Como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp

Como fazer seu cliente comprar novamente de você

Dê ao seu cliente uma boa experiência de compra, afinal, um cliente fiel custa menos do que um novo cliente, por exemplo. Não basta criar um site e aguardar as vendas acontecerem, é preciso implementar algumas boas ações para melhorar a experiência de compra no seu e-commerce.

Para uma empresa se manter competitiva diante de tantos concorrentes, buscar a satisfação e fidelização dos clientes é fundamental. Mais do que um bom atendimento, satisfazer e reter clientes é um processo de atração e manutenção de um relacionamento contínuo entre uma marca e seus compradores.

Agora que você já sabe um pouco de como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp, nesse tópico, vamos dar algumas dicas para que o seu cliente compre novamente de você.

1. Escolha uma boa plataforma de E-Commerce

Se nas lojas físicas a vitrine, a disposição do produto e o atendimento são diferentes, no e-commerce isso pode ser substituído pela experiência na plataforma de compra.

Fatores como responsividade, layout agradável, resposta rápida, navegação simples, intuitividade e muitos outros aspectos são muito importantes na fidelização do consumidor. Se você detectar que as pessoas estão ficando no seu e-commerce por um curto período de tempo e não estão navegando nas páginas, pode haver alguns bugs na própria plataforma, então consulte uma empresa profissional. Eles ajudarão você a otimizar e expandir sua loja virtual.

2. Tenha uma boa equipe de atendimento

Online, os clientes podem fazer muita pesquisa sobre um produto antes comprar, principalmente ler avaliações ou reviews de outras pessoas que adquiriam o mesmo produto. Mas de qualquer forma, dúvidas podem surgir e ter um bom atendimento será o seu maior diferencial.

Tudo relacionado a compra em seu e-commerce é de sua responsabilidade, então lembre-se de ter um atendimento focado na resolução dos problemas.

Por exemplo, um bom atendimento via WhatsApp é ótimo. Afinal, é onde você pode garantir aos seus clientes a segurança do e-commerce, a entrega de pedidos, confirmações de pagamento, envio de documentos e notificações de promoções que você faz em sua loja.

3. Faça um bom pós venda

Se você acha que seu relacionamento com um cliente acabou depois de enviar um pedido, você está errado e pode perder dinheiro e a chance de reter e atrair mais compradores.

Ter um serviço de pós-venda dedicado também faz parte das melhores práticas para melhorar a experiência de compra do e-commerce e pode fazer com que os clientes voltem a comprar ou recomendem sua loja para amigos ou parentes.

Fazer pesquisas de satisfação e incentivar os clientes a comentar sobre os produtos ou compras podem fazer seu negócio crescer absurdamente.

Após a entrega, envie uma pesquisa de satisfação por WhatsApp. Para que os clientes não desistam de responder essas pesquisas devem ser curta e objetiva.

Valorize cada feedback, assim você mostrará para seus consumidores que se importa com suas opiniões e sugestões, fazendo com que eles se sintam mais próximos da sua loja e contribua com a sua fidelidade.

4. Invista em Campanhas de Marketing no WhatsApp

O WhatsApp Business facilita a interação entre empresa e cliente e também permite campanhas de marketing mais eficazes.

As campanhas de marketing no WhatsApp normalmente incluem ações que vão de comunicação direta com o seu cliente, até o envio de conteúdo.

Dessa forma, fazem parte de estratégias de atendimento ao cliente, inbound marketing e até inbound sales.

Você pode enviar promoções que esteja fazendo, cupom de desconto e até informativos sobre a sua loja.

Fazer uso de plataformas que auxiliam no envio automático de mensagens via WhatsApp te ajuda a automatizar todo o processo da campanha de marketing, facilitando o dia a dia do seu negócio e aumentando a venda e fidelização dos seus clientes.

Com o Marketing Externo do E-Vendas você poderá disparar campanhas de marketing para sua base de dados externa (planilha de Excel) via WhatsApp, SMS e E-mail. Também é possível fazer Campanha de Marketing Interna, com clientes que já compraram de você e já estão dentro do E-Vendas.

Como uma campanha de Marketing no WhatsApp pode turbinar suas vendas

Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é sem dúvida a base de qualquer estratégia de marketing e vendas.

Muitas empresas descobriram que o WhatsApp é um dos melhores canais para concentrar seus esforços de marketing: de pequenas empresas a grandes corporações, quase todo mundo usa o aplicativo para se comunicar com seus clientes.

Em outras palavras, uma campanha de marketing no WhatsApp utiliza estrategicamente mensagens para promoção de marca ou produto, construindo relacionamentos com o público, ativando gatilhos mentais que aumentam as vendas.

Uma das grandes vantagens do WhatsApp é a capacidade de se conectar diretamente com os clientes, de modo que a personalização da mensagem pode ser usada para ajudar a vender seus produtos, além de proporcionar uma experiência de compra agradável e fidelizadora.

Configure o WhatsApp Business para o seu negócio, faça o planejamento de suas ações e conteúdos, aqueça a sua base de dados e o mais importante para otimizar o tempo da sua equipe, automatize as suas campanhas de marketing.

Para te ajudar nessa última questão, o E-Vendas é uma plataforma de automação de mensagens personalizadas. Com o E-Vendas é possível fazer o envio de forma automática campanhas de marketing interno e externo no WhatsApp. Sendo possível disparar mensagens em massa para seus contatos que estão no E-Vendas ou subir uma planilha com a sua base de dados.

Como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp

Segue um exemplo de mensagem que pode ser criada

“Olá #nome, tudo bem? Nós somos da LOJA XX!
A Black Friday está chegando então não perca a oportunidade de garantir o produto XX na promoção!
Ele estará com um preço incrível, apenas para os 10 primeiros compradores, então, aproveite!
Qualquer dúvida estamos à disposição
http://www.lojaxx.com.br”

Esse é só um dos exemplos de mensagens que você pode criar e disparar automaticamente no E-Vendas com Campanha de Marketing no WhatsApp. Podendo ser adaptada para qualquer data, ou até mesmo, sem nenhuma data comemorativa.

Não esqueça de enviar um arquivo, seja foto, vídeo ou até mesmo um áudio junto com sua campanha de marketing para humanizar e melhorar ainda mais a experiência para seu cliente.

Documentos personalizados como áudio e vídeo são mais aceitos pelos clientes e você sairá na frente da concorrência. Com o E-Vendas você consegue enviar arquivos de áudio, foto, vídeo e PDF nas suas mensagens de WahtsApp de forma automática.

Agora você está pronto sobre como converter pedidos não pagos na Monetizze por WhatsApp

Das maiores empresas do mercado às novas empresas, todas sofrem com o não pagamento de boleto, pix, ou abandono de checkout.

No entanto, essas técnicas de recuperação de boletos/Pix e recuperação de checkouts abandonados pode aumentar sua renda. Você pode definir qual estratégia funciona melhor para o seu e-commerce e aplicá-la.

Sabendo que automatizar a recuperação de pedidos é a melhor estratégia para converter pedidos não pagos na Monetizze o E-Vendas está aqui para te ajudar. Faça parte do nosso time de clientes e crie um fuinil de mensagens personalizadas para recuperar pedidos de PIX, Boletos e abandono de checkout em sua loja.

Entre em nosso site e saiba como converter pedidos não pagos na Monetizze

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

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