E-Commerce Marketing

Como melhorar a experiência de compra no seu e-commerce

melhorar a experiência de compra no seu e-commerce

Não basta criar um site e aguardar as vendas acontecerem, é preciso implementar algumas boas ações para melhorar a experiência de compra no seu e-commerce.

Em 2021 o Brasil atingiu o recorde de compras online. Foram 78,5 milhões apenas no primeiro trimestre do ano, algo que representa 57% de aumento, em comparação com o mesmo período de 2020.

Mas para esse número crescer ainda mais e atingir o seu e-commerce, é importante investir em boas estratégias. Dessa forma você atrairá cada vez mais clientes para comprar em sua loja.

Afinal, não há nada melhor do que acessar um site no qual a navegabilidade seja simples e fácil, o acesso aos produtos seja de forma rápida, com dados completos e com um chat disponível para tirar dúvidas, não é?

Como melhorar a experiência de compra no seu e-commerce

O que é experiência de compra?

Experiência de compra é a junção de todas as percepções que os clientes recebem durante a compra de um serviço ou produto, e até mesmo após o fechamento do negócio.

A experiência de compra está totalmente relacionada às emoções e sensações do cliente.

Ao melhorar a experiência de compra no seu e-commerce, você está completamente mais próximo de fechar uma nova venda com o cliente.

Como melhorar a experiência de compra no seu e-commerce

5 dicas incríveis de como melhorar a experiência de compra no seu e-commerce

1. Usabilidade do site

O seu site é como se fosse a sua vitrine, ou seja, é o primeiro contato com o usuário. Responsividade e tempo de carregamento são os dois primeiros pontos que faz o cliente continuar ali ou escolher outra loja.

É importante que o site carregue rápido e que as imagens estejam perfeitamente ajustadas, para que o cliente não precise ficar dando zoom ou tendo que virar a tela do celular para ver melhor.

Em relação ao conteúdo, ter uma descrição atrativa e real sobre o produto ou serviço faz com que as chances de venda aumentem, afinal, e-commerce não conta com a possibilidade de o consumidor ver e tocar no que está comprando. Portanto é essencial caprichar na imagem e na descrição dos produtos. Informando todos os pontos principais que o cliente precisa saber antes de adquirir aquele item.

2. Uso de Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma ótima estratégia para atrair, converter e tornar um cliente fiel.

Lembra que no tópico anterior mencionamos que é necessário fornecer o máximo de informações possíveis, já que o cliente não tem a possibilidade de ver o produto presencialmente?

Então, com o Inbound Marketing você consegue atrair os clientes, fornecendo conteúdos de qualidade para sanar dores e esclarecer possíveis dúvidas.

Com isso, você consegue um contato mais próximo com o cliente, via e-mail ou WhatsApp, criando um relacionamento e oferendo mais informações de acordo com o que o mesmo precisa, a partir de um funil de vendas muito bem estruturado.

3. Atendimento com excelência

No online o cliente consegue pesquisar bastante sobre o produto a ser comprado, seja em ler avaliações ou reviews de outras pessoas que adquiriam o mesmo produto.

Mas de qualquer maneira, dúvidas podem surgir, e ter um bom atendimento será o seu grande diferencial.

Exatamente tudo o que acontece em relação à compra é de responsabilidade do seu e-commerce, então, lembre-se de ter um atendimento que foque na resolução do problema.

Um atendimento via WhatsApp, por exemplo, é ótimo. Afinal nele você consegue tranquilizar o seu cliente em relação à segurança do seu e-commerce, entrega do pedido, confirmação de pagamento, envio de boletos e notificação de promoções que esteja fazendo em sua loja.

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4. Checkout transparente com experiência segura

Toda a estruturação de melhorar a experiência de compra no seu e-commerce tem como objetivo levar o cliente a finalizar a compra.

Depois de deixa-lo encantado com a estrutura do seu e-commerce e com o bom atendimento, nada mais pode dar errado no momento no checkout.

Se nesse quesito o seu e-commerce não for eficiente, pode acabar com todos os esforços anteriores.

O direcionamento para checkouts complicados e longos é a causa que levam 28% dos clientes a abandonarem o carrinho, de acordo com pesquisas.

Além disso, dados apontam que:

  • a taxa média de abandono do carrinho de comércio eletrônico é de 69,57%;
  • no comércio eletrônico móvel, esse número sobe para 85,6%;
  • as taxas de conversão podem aumentar em 45% se você oferecer checkout amigável.

Para melhorar a experiência de compra no seu e-commerce é necessário contar com um meio de pagamento que tenha estabilidade de operação e segurança no tratamento de dados.

Além de que é imprescindível um checkout transparente, ou seja, que não tenha redirecionamento a outra página, o que pode gerar certa insegurança do cliente em efetivar a compra.

Não esqueça de oferecer uma boa responsavidade de compra também nos smartphones.

5. Pós-venda também faz parte de como melhorar a experiência de compra no seu e-commerce

Se você acha que o relacionamento com o cliente se encerra a partir do envio do pedido, você está enganado e pode estar perdendo dinheiro e a oportunidade de fidelizar e atrair mais compradores.

Ter um atendimento dedicado ao pós-venda também faz parte das boas práticas para melhorar a experiência de compra no seu e-commerce e pode fazer total diferença para que o cliente volte a comprar ou indique a sua loja para um amigo ou parente.

Fazer pesquisas de satisfação e incentivar o cliente a deixar um comentário em relação ao produto ou compra pode crescer muito o seu negócio.

Após a entrega ter sido efetivada, envie por e-mail ou WhatsApp uma pesquisa de satisfação, curta e objetiva, para que o cliente não desista de responder.

Envie uma mensagem no WhatsApp, perguntando se deu tudo certo com o pedido, compra, ou se ele tem alguma dúvida em relação ao produto ou serviço comprado.

Pronto para fidelizar e atrair mais clientes?

Agora que você já sabe a importância de oferecer uma boa experiência de compra no e-commerce, e o quanto informações completas podem ajudar na conversão de vendas e fidelização com o cliente é só aplicar as estratégias e crescer a sua loja cada vez mais.

Que tal ter no seu e-commerce um parceiro com as principais funcionalidades para te ajudar a melhorar a experiência de vendas para seus clientes?

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Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

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