Sabe aqueles clientes que chegam perto de finalizar uma compra, porém acabam desistindo? No e-commerce isso é muito comum, e chamamos de abandono de carrinho. Mas existem algumas estratégias para recuperar o interesse do consumidor pelo produto. No artigo de hoje, você vai aprender como recuperar os abandonos de carrinhos da WBUY e vender cada vez mais.
Por que os clientes desistem de comprar?
Segundo algumas pesquisas de hábitos de consumo, aproximadamente 66% dos brasileiros que buscam produtos online, não finalizam suas compras. Isso pode acontecer por infinitos motivos, como valor do frete, insegurança do site ao fornecer dados e até mesmo etapas de cadastro demoradas e burocráticas.
A chance de desistência de compra é maior quando o cliente quer um produto do seu site, mas são necessários muitos passos até finalizar a compra de fato. Outro ponto a observar é o método de pagamento, a falta do pix, boleto bancário ou cartão de crédito também é um motivo de desistência da compra.
O valor do frete também pode ser um fator decisivo para efetuar ou não a compra. Quando o valor é muito alto, em relação ao produto, a tendência é que o cliente deixe de comprar em sua loja.
Se atente a aparência e a credibilidade do seu e-commerce. Algumas pessoas podem abandonar o carrinho por não confiarem no site acessado.
Uma imagem de profissionalismo é essencial para passar confiança e reverter o quadro de abandono de carrinho.
5 dicas rápidas para recuperar os carrinhos abandonados
1. Ofereça frete grátis ou valor fixo de frete
O valor alto do frete é um dos principais responsáveis por abandono de carrinho no e-commerce do mundo inteiro.
Analise se é interessante para a sua loja, oferecer o frete grátis para compras acima de determinado valor. Caso não seja viável, uma redução de valor ou frete fixo para determinada região do país já é uma boa alternativa para o consumidor não desistir.
2. Simplifique o checkout
Não há nada mais frustrante para um cliente ter que preencher um cadastro enorme na hora de finalizar uma compra.
Grande parte das compras feitas online são compras por impulso, e caso haja um formulário muito extenso ou o processo de compra for complicado demais, a chances do cliente desistir dessa compra são grandes.
É importante investir em um checkout transparente, não exija muitas informações, apenas as necessárias, diminuindo assim a etapa da compra.
3. Diversifique as opções de pagamento
A falta de opções diversificadas de pagamento também é um dos grandes motivos de abandono de carrinho.
Caso o cliente não encontre a forma de pagamento desejada, seja pix, boleto bancário, cartão de crédito e etc, ele pode desistir da compra. Ou até mesmo não encontrar a bandeira de seu cartão de crédito entre os ícones exibidos no checkout.
Então é importante oferecer ao cliente o máximo possível de opções de pagamento.
4. Use uma boa plataforma de e-commerce
Instabilidade na página, problema técnicos, páginas que demoram muito para carregar e layout pouco ou não responsivo para mobile podem deixar o consumidor inseguro para ir a diante com a compra.
Contar com uma boa plataforma de e-commerce ajuda muito a evitar os abandonos de carrinho.
Invista em uma ideal para o seu modelo de negócio e que tenha um bom suporte técnico disponível para resolver pequenos problemas.
5. Use o WhatsApp a seu favor
O WhatsApp pode ser usado como um canal de marketing e comunicação entre o e-commerce e o cliente. A empresa pode enviar mensagens para apresentar itens, promoções, tirar dúvidas dos clientes, lembra-lo do boleto que está para vencer e recuperar carrinho abandonado, informando o cliente sobre a compra que ainda está por fazer.
Fica claro que o WhatsApp é uma ótima ferramenta para melhorar a comunicação e a conversão de uma loja virtual. Além de passar uma segurança ao comprador, o uso da ferramenta pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.
Recuperar os abandonos de carrinhos da WBUY
A partir de agora já é possível recuperar os abandonos de carrinhos da WBUY por WhatsApp
Pare de deixar dinheiro na mesa e aumenta a conversão da sua loja através de uma comunicação mais eficiente e personalizada pelo E-Vendas.
Imagine que seu cliente tenha adicionado alguns produtos da sua loja no carrinho e seguido para o checkout de pagamento.
Lá no Checkout por algum motivo ele abandonou a compra quando estava preenchendo as informações… E agora, como recuperar essa compra quente que estava quase passando o cartão?
Simples! Basta enviar uma mensagem na hora no WhatsApp do cliente seguindo o exemplo abaixo:
D0 (mensagem no ato do abandono)
“Olá #nome, tudo bem? Aqui é a Fulana da Loja X. Vi que você se interessou por alguns produtos nossos mas por algum motivo não finalizou a compra.
Posso te ajudar por aqui?”
D1 (Mensagem no dia seguinte do Abandono)
“Olá #nome, tudo bem? Aqui é a Fulana novamente. Passando aqui só para informar que o produto que você se interessou está com X% de desconto nas próximas horas…
Gostaria que eu lhe enviasse o cupom de desconto exclusivo?
Tente não ser tão apelativo e imediatista com abandonos de carrinho, pois alguns clientes podem se enfurecer e bloquear você no WhatsApp. Quanto mais tranquilo e leve você for melhor!
Como faço para começar a recuperar carrinhos abandonados na Wbuy por WhatsApp
O primeiro passo é você integrar a Wbuy com o E-Vendas para receber os pedidos. Após integrar e escolher um plano para automatizar os disparos de WhatsApp, basta criar sua mensagem e configurar a regra de disparo dentro do sistema.
E por último, basta sincronizar seu WhatsApp dentro do E-Vendas para que as mensagens saiam automaticamente!