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Como fazer campanha de marketing no WhatsApp e vender mais

Atualmente, o WhatsApp tem mais de um bilhão de usuários ativos todos os dias. Esse dado mostra quão grande é o aplicativo. Além disso, é uma ótima plataforma para implementar estratégias de divulgação de uma marca, produto ou serviço. No que diz respeito à retenção e atração de clientes, fazer campanha de marketing no WhatsApp é uma incrível estratégia para vender mais.

Pensando nisso, no artigo de hoje você vai aprender e entender um pouco melhor sobre essa estratégia e como aplicá-la de forma objetiva no seu negócio.

O que são campanhas de marketing no WhatsApp

Fazer campanha de marketing no WhatsApp pode soar um pouco estranho, quando a finalidade do aplicativo não é essa. Porém, o aplicativo faz muito sucesso nos negócios, um dos motivos foi a criação do WhatsApp Business.

O WhatsApp Business facilita a interação entre empresa e cliente e também permite campanhas de marketing mais eficazes.

As campanhas de marketing no WhatsApp normalmente incluem ações que vão de comunicação direta com o seu cliente, até o envio de conteúdo.

Dessa forma, fazem parte de estratégias de atendimento ao cliente, inbound marketing e até inbound sales.

Quais as vantagens de utilizar o WhatsApp para campanha de marketing

Não tem discussão, o WhatsApp é o melhor meio de comunicação da atualidade. O aplicativo é um canal completamente diferente dos demais, como chat e etc. É prático, rápido e direto. E isso oferece uma gama de vantagens para fazer campanhas de marketing para o seu negócio.

  • Boa visibilidade: a frequência em que o usuário utiliza o WhatsApp é muito maior do que os outros meios de comunicação. Logo, as chances de suas mensagens serem vistas pelos seus clientes são maiores do que em qualquer outro canal;
  • Maior confiança: o WhatsApp é um aplicativo que gera confiança, então, o usuário tende a acreditar no conteúdo que recebe por meio do mesmo;
  • Sucesso na verificação: com o duplo check e resposta do cliente, é possível realizar um monitoramento melhor de quem recebeu e interagiu com o seu conteúdo, diferente do e-mail, por exemplo;
  • Pouca competitividade: a competição de conteúdos em relação à outros meios de comunicação é muito baixa, então dá para se destacar.

Como fazer uma campanha de marketing eficaz no WhatsApp

O ideal, certamente, é fazer uma estratégia de campanha de marketing satisfatória para o seu cliente, mas que ao mesmo tempo ajude a aumentar os lucros do seu negócio.

Portanto, para planejar uma boa campanha de marketing no Whatsapp existem alguns pontos importante que você deve levar em consideração.

Tenha uma boa base de dados

Ter uma boa base de dados é muito importante para qualquer estratégia de marketing, e isso não seria diferente com campanha de marketing no WhatsApp.

É interessante que a sua base de dados esteja segmentada para desenvolver uma campanha de marketing eficaz, de acordo com cada cliente e em qual etapa de compra ele esteja.

Defina qual é o seu objetivo

Para criar uma estratégia de marketing eficaz para ambos os lados, é absolutamente necessário ter objetivos claros e organizados. Por isso, é importante pensar nos benefícios que você espera alcançar com a estratégia, qual a forma de comunicação e linguagem será utilizada e frequência de disparos.

Crie mensagens claras e objetivas

Enviar para os clientes mensagens claras e objetivas é fundamental para que o marketing no WhatsApp atinja o objetivo, que é realizar mais vendas.

O WhatsApp é diferente de um e-mail, por exemplo, onde você pode encher de grandes informações. O aplicativo e os usuários do mesmo exigem mensagens curtas e objetivas.

Concentre-se também no que é interessante para os seus cliente, resuma o conteúdo que você quer passar para ele, dessa forma, não há necessidade de enviar várias mensagens, apenas uma já é o suficiente.

Responda rápido e nos horários adequados

Diferente de outros canais de comunicação, os usuários do WhatsApp esperam receber resposta rápidas às mensagens enviadas para o vendedor. Caso você deixe para responder dias depois, os seus clientes se sentirão ignorados e podem desistir da compra.

Resposta rápida não é de fato uma obrigação do vendedor com o cliente, mas sim, uma oportunidade de fidelização.

Além disso, estabeleça um horário para o seu negócio funcionar no WhatsApp. É importante ter o seu horário comercial, para evitar o envio de mensagens à noite e possivelmente atrapalhar o sono do seu cliente.

Utilize plataformas para te auxiliar

Fazer uso de plataformas que auxiliam no envio automático de mensagens via WhatsApp te ajuda a automatizar todo o processo, facilitando o dia a dia do seu negócio e aumentando a venda e fidelização dos seus clientes.

Com muitos recursos e funcionalidades o E-Vendas envia notificações automáticas por WhatsApp para os seus clientes. Com o Marketing Externo do E-Vendas você poderá disparar campanhas de marketing para sua base de dados externa via WhatsApp, SMS e E-mail.

Faça campanha de marketing assertiva

Agora você já sabe como fazer uma campanha de marketing no WhatsApp assertiva e eficaz para o seu negócio, que tal começar a colocar todas essas estratégias em prática?

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Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

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