Aprenda a criar um fluxo automático no WhatsApp para enviar para o seu cliente após o pedido ser entregue
Proporcionar uma experiência de compra fantástica para os clientes é algo desafiador hoje no e-commerce. Com cliente mais exigentes e menos pacientes ficou mais difícil conseguir atender às necessidades e expectativas dos consumidores online.
Atualmente um dos maiores problemas relatados pelos consumidores no quesito experiência de compra é a falta de informação e comunicação do lojista no pós-venda. Não adianta mais enviar e-mails padrões que vão para a caixa de SPAM do cliente… Você precisa estar 1 passo à frente do cliente e surpreendê-lo, sendo pró ativo em notificá-lo em todos os estágios do pedido correto.
COMO AUTOMATIZAR NOTIFICAÇÕES DE PÓS VENDA DA FORMA CORRETA
Através do E-Vendas você consegue criar notificações personalizadas para todos os estágios de pedido da sua loja, desde o momento que o cliente gera um boleto ou um pix, até o momento que o pedido é entregue na casa do cliente. E o melhor de tudo, as notificações são enviadas diretamente no WhatsApp do cliente pelo seu próprio número.
Com isso você vai estar sempre 1 passo à frente da concorrência e passar uma ótima experiência de compra para seu cliente, informando que o pedido dele foi despachado, enviando código de rastreio, atualizando sobre a logística e perguntando se deu tudo certo após o pedido dele ter sido entregue.
Foi assim que a Vorax Acessórios fez. Através do E-Vendas eles criaram uma regra automática de disparo de mensagem onde 3 dias depois do pedido ter sido entregue era enviada uma mensagem no WhatsApp do cliente perguntando se deu tudo certo com a compra do cliente. E ao final da mensagem eles pediam que o cliente avaliasse a loja no Google.
Isso gerou um retorno super positivo da parte dos clientes pois ao receberem essa mensagem eles percebiam que o lojista estava preocupado em saber se deu tudo certo com a compra gerando reciprocidade por parte dos clientes.
Eles conseguiram passar de 20 avaliações e alguns comentários para mais de 2.000 avaliações e mais de 200 comentários positivos. Isso sim é um trabalho bem feito de pós-venda onde a Vorax notificava o cliente em todos estágios do pedido dele, enviava o código de rastreio no WhatsApp, atualizava sobre a movimentação do pacote do cliente e confirmava se deu tudo certo até o pedido ser entregue.
COMO CONFIGURAR O MESMO FLUXO DE PEDIDO ENTREGUE DA VORAX NO E-VENDAS
Primeiramente você precisa ter uma conta no E-Vendas. Clique aqui para escolher o seu plano www.e-vendas.net.br#planos
Depois você vai até a sua conta do E-Vendas e acesse o menu Automação e Regras de Notificação e clique em Novo
Na tela a seguir você irá configurar a sua regra de disparo:
– Crie um nome para a sua regra, como “Pedido Entregue”
– Configure como chave de funcionamento “Tipo de Pagamento e Status de Pedido”
– Selecione a sua plataforma (no exemplo usamos a Tray)
– Selecione o Status que essa regra irá respeitar, no caso será o último status da sua loja virtual. No exemplo da Tray usamos o status Pedido Entregue
-Selecione a mensagem que você quer disparar e configure o dia de disparo e a ordem dela (caso seja mais de 1 mensagem no mesmo dia).
Pronto, agora toda vez que um pedido for atualizado para Entregue, 3 dias depois o sistema irá enviar a mensagem que você escolheu diretamente no WhatsApp do cliente de forma 100% automática.
Isso você pode fazer para todos os status de pedido e criar seu próprio fluxo personalizado
QUANTO CUSTA PARA FAZER TUDO ISSO?
À partir de R$99 você já consegue criar fluxos personalizados que chamamos de funil.
Fique tranquilo que temos também tutorial em vídeo ensinando como montar as regras, como crias as mensagens, como integrar com a sua loja e etc…
Temos também um canal de suporte via WhatsApp em tempo real caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda no começo, que vai pegar na sua mão e te ajudar em todas as etapas de configuração da ferramenta.
E aí, gostou? Bora começar hoje e destacar seu e-commerce na era da experiência.
Author
Gênezzi Porte
Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.