E-Commerce

Como recuperar os abandonos de carrinhos da Dloja Virtual por WhatsApp

Você conhece aqueles clientes que chegaram perto de concluir uma compra, mas acabaram desistindo? Isso é tão comum no e-commerce que chamamos de abandono de carrinho/checkout. Mas existem estratégias que podem restaurar o interesse do consumidor por um produto. No artigo de hoje você vai aprender como recuperar os abandonos de carrinhos da Dloja Virtual por WhatsApp e vender mais.

Por que os clientes desistem de comprar?

Segundo algumas pesquisas de hábitos de consumo, cerca de 66% dos brasileiros que procuram produtos online não concluem a compra. Isso pode acontecer por diversos motivos, como custos de envio, sites inseguros na hora de fornecer os dados ou até mesmo etapas de cadastro demoradas e burocráticas.

Quando os clientes desejam um produto em seu site, é mais provável que abandonem a compra, se a conclusão da compra requer muitas etapas. Outra coisa a se atentar é a forma de pagamento, não ter a opção de pagamento via pix, boleto e/ou cartão de crédito também é motivo para o cliente desistir de uma compra.

Os custos de envio também pode ser um fator decisivo na decisão de fazer uma compra. Quando o valor é muito alto, principalmente relacionado ao produto, os clientes tendem a deixar de comprar na sua loja.

Preste atenção à aparência e credibilidade do seu e-commerce. Algumas pessoas podem abandonar o carrinho de compras apenas porque não confiam no site que estão visitando.

recuperar os abandonos de carrinhos da Simplo7 por WhatsApp

6 dicas rápidas para recuperar os abandonos de carrinhos da Dloja Virtual por WhatsApp

1. Simplifique o checkout

Não há nada mais frustrante do que um cliente ter que preencher um formulário de registro gigante no checkout. As compras online são principalmente compras por impulso e, se o formulário for longo ou o processo de compra for muito complicado, há uma grande chance de os clientes desistirem da compra.

É importante investir em um checkout transparente que não exija muitas informações, apenas o necessário, reduzindo assim a fase de compra.

2. Use uma boa plataforma de e-commerce

Instabilidade da página, problemas técnicos, páginas que demoram muito para carregar e layouts que não são responsivos ou compatíveis com dispositivos móveis podem impedir que os consumidores prossigam com a compra.

Ter uma boa plataforma de e-commerce ajuda a evitar o abandono do carrinho. Invista em uma plataforma que melhor se adapte ao seu modelo de negócios e tenha um bom suporte técnico disponível para corrigir pequenos problemas.

3. Diversifique as opções de pagamento

A falta de diversas opções de pagamento também é um dos maiores motivos de abandono de carrinho. Caso o cliente não encontre a forma de pagamento desejada, seja pix, boleto bancário, cartão de crédito, etc., ele pode desistir da compra.

Portanto, é importante fornecer aos clientes o maior número possível de opções de pagamento.

4. Ofereça frete grátis ou valor fixo de frete

Os altos custos de envio são um dos principais motivos de abandono de carrinho no e-commerce em todo o mundo. Analise se sua loja tem interesse e possibilidade em oferecer frete grátis nas compras acima de determinado valor.

Caso isso não seja viável, preços reduzidos ou frete fixo para determinada região do país já são boas opções para o consumidor não abrir mão.

5. Use o WhatsApp a seu favor

O WhatsApp pode ser usado como um canal de marketing e comunicação entre o e-commerce e os clientes. As empresas podem enviar mensagens para mostrar mercadorias, promover vendas, responder a perguntas dos clientes, lembrá-los de carrinhos de compras abandonados, para informar os clientes sobre itens que ainda não compraram.

É claro que o WhatsApp é uma ótima ferramenta para melhorar a comunicação e as conversões em sua loja virtual. Além de proporcionar segurança e segurança para os compradores, o uso dessa ferramenta pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.

6. Ofereça um cupom de desconto

Por último, você pode oferece um cupom de desconto para que o cliente faça a compra. Envie automaticamente uma mensagem para os seus clientes que abandonaram o carrinho e oferte um cupom de desconto, caso eles ainda queiram fazer a compra.

Utilize o E-Vendas para disparar automaticamente uma mensagem com um cupom de desconto ou informando frete grátis para tentar concretizar a compra de um carrinho abandonado.

recuperar os abandonos de carrinhos da Simplo7 por WhatsApp

Recuperar os abandonos de carrinhos da Dloja Virtual

Pare de perder dinheiro e aumente as conversões em sua loja com uma comunicação mais eficiente e personalizada pelo E-Vendas.

Imagine que seu cliente adicionou alguns produtos de sua loja ao carrinho e segue para o checkout. No Checkout, por algum motivo qualquer, ele desistiu dessa compra ao preencher os dado. Mas agora, como resgatar essa compra que ele estava quase finalizando?

Simples! Basta seguir o exemplo abaixo para enviar uma mensagem automaticamente no WhatsApp do seu cliente:

Exemplo de mensagem D0 (mensagem no ato do abandono):

“Olá #nome, tudo bem? Aqui é a Fulana da Loja X. Vi que você se interessou por alguns produtos nossos, mas por algum motivo não finalizou a compra.

Posso te ajudar em algo por aqui?”

Exemplo de mensagem D1 (Mensagem no dia seguinte do Abandono):

“Olá #nome, tudo bem? Aqui é a Fulana novamente. Passando aqui só para informar que o produto que você se interessou está com X% de desconto nas próximas horas…

Gostaria que eu lhe enviasse o cupom de desconto exclusivo?

Lembre-se não ser tão apelativo e imediatista com abandonos de carrinho, pois alguns clientes podem se enfurecer e bloquear você no WhatsApp. Quanto mais tranquilo e leve você for melhor!

Comece agora a recuperar os abandonos de carrinhos da Dloja Virtual por WhatsApp

O primeiro passo é fazer a integração da Dloja Virtual com o E-Vendas para receber os pedidos. Após integrar e escolher um plano para automatizar os disparos de WhatsApp, basta criar sua mensagem e configurar a regra de disparo dentro do sistema.

E por último, basta sincronizar seu WhatsApp dentro do E-Vendas para que as mensagens saiam automaticamente e você consiga recuperar os abandonos de carrinhos da Dloja Virtual por WhatsApp.

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.