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WhatsApp no e-commerce: saiba como usá-lo ao seu favor

Você já usou o WhatsApp no e-commerce? Saiba que essa é uma das principais ferramentas tendência como canal de comunicação. Principalmente para pequenos e médios varejistas do mundo online. Mas como usar o whatsapp no e-commerce ao seu favor e torna-lo um canal de comunicação entre o cliente e a empresa?

No meio online a concorrência é grande e forte, por isso os varejistas precisam buscar novas formas de se comunicar com os cliente. É importante tirar uma dúvida, divulgar ou vender produtos e serviços por esses canais de comunicação. Entre as opções, está o WhatsApp Business, criado especificamente para atender essa necessidade.

Se usado de forma correta, a plataforma oferece uma série de benefícios para o e-commerce. O aumento das vendas e fidelidade do cliente, redução de custos e maior lucratividade para o negócio são exemplos disso.

Pensando nisso, criamos um artigo com as informações mais importantes sobre WhatsApp no e-commerce. Para que você comece hoje mesmo a usá-lo na sua loja virtual.

WhatsApp no e-commerce: como usá-lo ao seu favor

Saiba o que é o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é gratuito para download em smartphones. É um aplicativo exclusivo para pequenas empresas que querem usar essa ferramenta como meio de comunicação.

Para ter uma conta empresarial no aplicativo, é necessário ser uma Pequena e Média Empresa (PME), ter CNPJ e um número de telefone, não vinculado a outra conta no WhatsApp, seja ele normal ou business.

Qual a diferença entre o WhatsApp comum e a versão Business

O objetivo do WhatsApp não é fazer vendas ou trocas comerciais. No Brasil desde 2009, o aplicativo é inteiramente focado na interação entre pessoas.

Já a versão business foi criado pensando em atender todas as necessidades de comunicação entre pequenas empresas e clientes.

A diferença entre o normal e business está no objetivo e nas funcionalidades oferecidas. O business por exemplo, oferece benefícios para empresas, o que não acontece na versão normal.

WhatsApp no e-commerce: como usá-lo ao seu favor

Como a ferramenta funciona

Assim que fizer o download do aplicativo e cadastrar a sua empresa com um número exclusivo, o negócio será verificado. No perfil comercial é possível adicionar imagem, descrição, endereço físico e e-mail, e website.

Com a conta verificada, você pode usar as seguinte ferramentas:

  • Etiquetas: classificar cada contato dentro das categorias pré definidas por você. Como por exemplo, novo cliente, novo pedido, pagamento pendente e etc;
  • Mensagens automáticas: enviar mensagens automáticas como boas vindas e notificação de ausência;
  • Respostas rápidas: salvar mensagens e usá-las em outas conversas;
  • Estatística de fluxo: saber a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas por etiquetas definidas.

Essas funcionalidades específicas do WhatsApp Business faz com que o varejista mantenha uma comunicação excelente e prática com todos os clientes.

Como usar o WhatsApp no e-commerce

Como foi dito, o uso principal do aplicativo é para comunicação entre empresa e cliente. É possível usá-lo como canal de acompanhamento de pedido, grupos de comunicação, para marketing e vendas ou como ouvidoria.

Também é possível usá-la como número de cobrança de boletos, cartões recusados e checkouts abandonados para converter mais.

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O que pode te prejudicar usando o WhatsApp no e-commerce

É importante frisar que essa é uma ferramenta a ser usada de forma estratégica para funcionar com excelência. Ou seja, as mensagens enviadas devem fazer sentido para o cliente.

É muito comum uma empresa divulgar o número do WhatsApp no e-commerce e não usar a ferramenta adequadamente. É essencial para a conversão não demorar para responder as mensagens enviadas pelos clientes. Esse canal de comunicação precisa deve ser rápido, portanto, é legal ter um funcionário dedicado a essa função.

WhatsApp no e-commerce: como usá-lo ao seu favor

Que tal começar a usar o WhatsApp?

O WhatsApp pode ser usado como um canal de marketing e comunicação entre o e-commerce e o cliente. A empresa pode enviar mensagens para apresentar ítens, promoções, tirar dúvidas dos clientes e lembra-lo do boleto que está para vencer.

Fica claro que o WhatsApp é uma ótima ferramenta para melhorar a comunicação e a conversão de uma loja virtual. O uso dele pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.

Agora que você já sabe que o WhatsApp é uma ferramenta indispensável na comunicação e conversão de boletos, que tal enviar mensagens automáticas para seus cliente?

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Até o próximo

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

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