Você já usou o WhatsApp no e-commerce? Saiba que essa é uma das principais ferramentas tendência como canal de comunicação. Principalmente para pequenos e médios varejistas do mundo online. Mas como usar o whatsapp no e-commerce ao seu favor e torna-lo um canal de comunicação entre o cliente e a empresa?
No meio online a concorrência é grande e forte, por isso os varejistas precisam buscar novas formas de se comunicar com os cliente. É importante tirar uma dúvida, divulgar ou vender produtos e serviços por esses canais de comunicação. Entre as opções, está o WhatsApp Business, criado especificamente para atender essa necessidade.
Se usado de forma correta, a plataforma oferece uma série de benefícios para o e-commerce. O aumento das vendas e fidelidade do cliente, redução de custos e maior lucratividade para o negócio são exemplos disso.
Pensando nisso, criamos um artigo com as informações mais importantes sobre WhatsApp no e-commerce. Para que você comece hoje mesmo a usá-lo na sua loja virtual.
Saiba o que é o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é gratuito para download em smartphones. É um aplicativo exclusivo para pequenas empresas que querem usar essa ferramenta como meio de comunicação.
Para ter uma conta empresarial no aplicativo, é necessário ser uma Pequena e Média Empresa (PME), ter CNPJ e um número de telefone, não vinculado a outra conta no WhatsApp, seja ele normal ou business.
Qual a diferença entre o WhatsApp comum e a versão Business
O objetivo do WhatsApp não é fazer vendas ou trocas comerciais. No Brasil desde 2009, o aplicativo é inteiramente focado na interação entre pessoas.
Já a versão business foi criado pensando em atender todas as necessidades de comunicação entre pequenas empresas e clientes.
A diferença entre o normal e business está no objetivo e nas funcionalidades oferecidas. O business por exemplo, oferece benefícios para empresas, o que não acontece na versão normal.
Como a ferramenta funciona
Assim que fizer o download do aplicativo e cadastrar a sua empresa com um número exclusivo, o negócio será verificado. No perfil comercial é possível adicionar imagem, descrição, endereço físico e e-mail, e website.
Com a conta verificada, você pode usar as seguinte ferramentas:
- Etiquetas: classificar cada contato dentro das categorias pré definidas por você. Como por exemplo, novo cliente, novo pedido, pagamento pendente e etc;
- Mensagens automáticas: enviar mensagens automáticas como boas vindas e notificação de ausência;
- Respostas rápidas: salvar mensagens e usá-las em outas conversas;
- Estatística de fluxo: saber a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas por etiquetas definidas.
Essas funcionalidades específicas do WhatsApp Business faz com que o varejista mantenha uma comunicação excelente e prática com todos os clientes.
Como usar o WhatsApp no e-commerce
Como foi dito, o uso principal do aplicativo é para comunicação entre empresa e cliente. É possível usá-lo como canal de acompanhamento de pedido, grupos de comunicação, para marketing e vendas ou como ouvidoria.
Também é possível usá-la como número de cobrança de boletos, cartões recusados e checkouts abandonados para converter mais.
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O que pode te prejudicar usando o WhatsApp no e-commerce
É importante frisar que essa é uma ferramenta a ser usada de forma estratégica para funcionar com excelência. Ou seja, as mensagens enviadas devem fazer sentido para o cliente.
É muito comum uma empresa divulgar o número do WhatsApp no e-commerce e não usar a ferramenta adequadamente. É essencial para a conversão não demorar para responder as mensagens enviadas pelos clientes. Esse canal de comunicação precisa deve ser rápido, portanto, é legal ter um funcionário dedicado a essa função.
Que tal começar a usar o WhatsApp?
O WhatsApp pode ser usado como um canal de marketing e comunicação entre o e-commerce e o cliente. A empresa pode enviar mensagens para apresentar ítens, promoções, tirar dúvidas dos clientes e lembra-lo do boleto que está para vencer.
Fica claro que o WhatsApp é uma ótima ferramenta para melhorar a comunicação e a conversão de uma loja virtual. O uso dele pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.
Agora que você já sabe que o WhatsApp é uma ferramenta indispensável na comunicação e conversão de boletos, que tal enviar mensagens automáticas para seus cliente?
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Até o próximo