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Como aumentar a conversão de Pix no seu E-Commerce

Como aumentar a conversão de Pix no seu E-Commerce

Um novo método de transferência de dinheiro chamado PIX foi introduzido pelo Banco Central em novembro. Desde então, muitas empresas incorporaram suas práticas de negócios inovadoras em suas operações. E nesse artigo vamos te mostrar a melhor maneira de como aumentar a conversão de Pix no seu E-Commerce

Embora muitas novas plataformas tenham sido lançadas para fazer transferências financeiras a baixo custo, o PIX ainda não é explorado em todos os sentidos.

Este artigo vai trazer dicas de como usar o PIX para vender mais na sua empresa e de como recuperar essa venda, caso o cliente não faça o pix.

O que é Pix?

O PIX é um método de pagamento instantâneo estabelecido pelo Bancos Central. Ele foi projetado para tornar as transações bancárias mais rápidas e baratas, podendo ser usado para transferências entre contas, pagamentos de contas, compras e até impostos.

Ao contrário do antigo TED e DOC, o PIX pode ser realizado a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, e os recursos são liberados nas contas dos beneficiários das negociações em segundos.

Outro benefício do PIX é que através da chave PIX, que pode ser CNPJ ou CPF, número de celular ou até mesmo e-mail, os dados de todos são importados automaticamente, sem necessidade de preenchimento, agilizando a operação ou de possíveis erros de digitação.

Como vender via Pix

Em um estudo realizado do mundo do mercado digital, constatou-se que 50% dos saques em compras se devem aos poucos meios de pagamento oferecidos pela empresa. Ou seja, quanto mais métodos de pagamento um empreendedor oferecer a um cliente, maior a probabilidade de ele realizar uma compra.

Além disso, todos estão famintos por novidades. Por isso, pegar onda e divulgar sua aceitação de pagamentos via PIX em sua loja, por exemplo, é mais uma forma de levar comodidade aos seus clientes.

Por exemplo, mesmo para quem vende digitalmente, oferecer pagamentos por meio do PIX, além de atraente, pode acelerar significativamente as cobranças em relação às vendas com cartão.

O pagamento via Pix do E-Commerce

Vender com Pix no e-commerce tem sido um foco de lojas virtuais que buscam atrair clientes, pois a utilidade dos métodos de pagamento instantâneo está ganhando mais atenção dos compradores.

Para entender melhor a força do pagamento Pix no mundo virtual, ele tem 74,6% de aceitação no e-commerce brasileiro.

Dessa forma, você pode ver seu crescimento exponencial e, quando fez um ano, o Pix já era aceito em mais da metade das lojas virtuais. Atualmente, como mencionamos no início, a adoção desse modelo nos negócios online é superior a 70%.

Com esses números, o e-commerce brasileiro, que não queria perder clientes para a concorrência, começou a recuperar o atraso, possibilitando que seu público também pagasse com Pix.

Porque oferecer o Pix como opção de pagamento

Além de todas as razões que citamos acima, existem alguns outros motivos que podem fazer com que o Pix seja o método de pagamento queridinho pelos clientes.

Pagamentos de forma rápida e fácil

A começar pela agilidade, que é um dos grandes diferenciais da Pix para pessoas jurídicas, os pagamentos instantâneos dão à empresa a vantagem de fluxo de caixa e entradas contínuas.

Da mesma forma, os negócios virtuais têm mais capital de giro para investir na melhoria da empresa, no pagamento de fornecedores e até na atualização de suas contas.

Além disso, a velocidade dos pagamentos do Pix em comparação com outros modelos, afinal, os boletos podem levar até 3 dias para serem compensados.

Despachar o pedido mais rápido

Vender com Pix em sua loja online significa que seus clientes recebem seus produtos mais rapidamente, já que o pagamento por Pix pode ser confirmado em segundos. Isso porque todos os processos após a confirmação do pagamento pelo cliente, como o faturamento, foram simplificados.

As compras feitas nos finais de semana, feriados ou fora do expediente também podem ser liberadas mais rapidamente se a empresa utilizar um sistema automatizado.

Diminuição no abandono de carrinho

O abandono de carrinho em e-commerces e marketplaces é um dos maiores problemas enfrentados por vendedores online.

Existe uma estratégia de checkout transparente para tentar diminuir essa métrica, mas a forma de pagamento utilizada também tem impacto.

Grande parte das retiradas de carrinho acontece no checkout, quando os compradores inserem seus dados de pagamento, como é o caso dos cartões de crédito ou débito, por exemplo. Assim como no pagamento com Pix, as pessoas não perdem tempo preenchendo informações e têm menos tempo para pensar em desistir.

Isso fica ainda mais evidente se estivermos falando de boletos bancários, que tem uma taxa de conversão baixa.

Se compararmos ainda com o débito, o pagamento via Pix também sai ganhando. Segundo pesquisas atuais, a conversão com o Pix são duas, podendo chegar a três vezes maior que o pagamento com o débito.

Dicas de como aumentar a conversão de Pix no seu E-Commerce

Já mostramos que aceitar pagamentos via Pix no e-commerce não apresenta nenhuma desvantagem, muito pelo contrário, só tem vantagens para a sua empresa e o seu cliente, pois é a maneira mais rápida e fácil de realizar pagamentos.

Mas o que fazer se, por exemplo, o cliente fizer o pedido, mas não realizar o pagamento do Pix imediatamente?

O primeiro passo é entender o por quê o comprador não realizou o pagamento. É importante que todas as informações estejam claras na sua loja virtual. Deixe o qrcode ou o número do pix, seja ele cpf ou cnpj, de forma acessível, para que o cliente não tenha dificuldade de localizar essa informação. Se tiver a opção de copiar e colar essa informações, melhor ainda, quanto mais simples, mais chances tem de o cliente efetuar o pagamento imediatamente.

Se mesmo assim ele não o fizer, o E-Vendas pode te ajudar. Com o E-vendas é possível criar um funil de mensagens automático por status e tipo de pagamento. Criando sequências automáticas de mensagens para seus clientes baseado no status de pedido e tipo de pagamento.

Ou seja, que tal criar uma mensagem personalizada informando o seu cliente que a sua equipe está aguardando o pagamento do Pix para já despachar pedido? Tudo isso notificando-o automaticamente via WhatsApp.

Exemplo de mensagem que pode ser enviada:

“Olá, NOME! Obrigado por comprar na LOJA XX.
Realize o pagamento do Pix dentro de 30 minutos para que o seu pedido não seja cancelado.
Escolha a opção “PIX”. Clique na opção “copiar código do pix” e cole no campo destinado no aplicativo do seu banco. O Pix de destino é o nosso cnpj xxxxxxxxxxxxx. Envie o comprovante para o nosso WhatsApp para agilizarmos o seu pedido!
Qualquer dúvida, estamos à disposição”

Como aumentar a conversão de Pix no seu E-Commerce

Dessa forma, caso tenha restado dúvidas no cliente em como fazer o pagamento ou qualquer outro problema, vocês já podem iniciar uma conversa e converter a venda.

Aplique essas dicas no seu negócio e converta mais

Agora você já sabe que o WhatsApp é uma grande ferramenta aliada para o seu negócio e como aumentar a conversão de Pix no seu E-Commerce. Além da conversão de pix, a ferramenta trás alguns benefícios para a sua empresa, como converter boletos, que é muito importante para o seu negócio, enviar atualização de rastreio, o que nitidamente melhora o contato com o cliente e desafogar o canal de suporte. É possível fazer campanhas de marketing interna e externa.

Temos certeza que isso vai melhorar sua experiência de venda para os seus clientes

Comece a recuperar suas vendas através do WhatsApp hoje mesmo de uma maneira rápida e fácil. Envie mensagens automáticas e personalizadas baseadas em cada status de pedido para os seus clientes via WhatsApp, utilizando o seu próprio número.

Clique aqui para utilize a nossa ferramenta E-Vendas a favor do seu negócio.

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

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