Apesar de ser uma das formas de pagamento mais utilizadas no e-commerce brasileiro, o boleto bancário também é responsável por um alto número de compras não concretizadas. A realidade é que o grande volume de boletos não pagos pode comprometer o desempenho da sua loja online. Mas como podemos fazer uma recuperação de boletos no e-commerce e aumentar as vendas?
O índice de boletos bancários não pagos podem chegar a 30% ou 40%. Isso é um percentual muito elevado para os negócios. Se formos acrescentar os carrinhos abandonados e cartões de crédito recusados esse índice pode ficar ainda pior.
Já sabemos que boletos bancários não pagos é uma dor de cabeça para os donos de e-commerce. Muitas vezes o cliente escolhe o produto. Passa pelo checkout e no final acaba não pagando o boleto no prazo estipulado.
No artigo de hoje vamos mostrar como fazer uma recuperação de boleto com perfeição e aumentar o número de vendas do seu e-commerce.
Pagamentos com boleto bancário no e-commerce
Como dito anteriormente, o pagamento com boleto bancário no e-commerce corresponde como a segunda maior forma de pagamento no Brasil. Por esse motivo, devemos encarar o não pagamento desses boletos de forma simples e direta.
Atualmente algumas pessoas tem receio de utilizar outras formas de pagamento, como o cartão de crédito por exemplo. Mesmo com as atualizações e evoluções dos sistemas de segurança dos e-commerces, as pessoas com pouca experiência em compras online ainda resistem em fornecer os dados do cartão de crédito na internet.
O boleto bancário dá uma espécie de segurança para fazer o pagamento.
Como fazer recuperação de boletos no e-commerce
Apesar de parecer algo complicado e com potencial para provocar estragos no faturamento do e-commerce, existem algumas medidas simples que podem te ajudar na recuperação de boletos no e-commerce.
É importante não deixar o cliente esquecer da sua loja e do vencimento do boleto bancário. Por isso, é indispensável manter uma comunicação com o cliente. Esteja sempre em contato com o cliente até a data do vencimento do boleto, e em caso de não pagamento, fale com ele após o vencimento também.
Utilize um sistema para recuperar boletos
Uma ferramenta de recuperação de boletos te dá a possibilidade de montar uma boa estratégia para acompanhar o cliente até o vencimento. Inclusive ajuda a ter um feedback no pós compra.
Configure na ferramenta o envio de e-mails para lembrar o cliente de finalizar a compra e lembra-lo da data de vencimento do boleto bancário. Uma ótima opção é enviar o boleto e o código de barras por e-mail. Dessa forma, caso algum cliente tenha dificuldade em emitir ou imprimir o boleto facilita para a conversão.
Inclua o envio de SMS. Crie uma mensagem para lembrar o cliente da data de vencimento do boleto.
Um recurso muito utilizado para recuperação de boletos hoje em dia é o WhatsApp. O aplicativo é um bom canal para criar um relacionamento e uma aproximação com o cliente.
Boa porcentagem dos boletos não pagos tem como causa a dificuldade do cliente ou a desconfiança com o e-commerce. Com esse contato, o cliente se sente mais seguro em finalizar a compra.
No E-Vendas você conta com uma série de opções para se relacionar com os seus clientes e converter muito mais boletos. Você poderá gravar mensagens personalizadas de SMS, WhatsApp e E-mail. Disparar mensagens de forma automática para seus clientes informando sobre a emissão e vencimento do boleto.
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Vamos converter mais boletos
Agora que você já sabe uma maneira excelente de fazer recuperação de boletos no e-commerce. Entre em contato com os seus cliente e converta todos os boletos não pagos.
Não comprometa o desempenho do seu e-commerce. Comece a recuperar suas vendas hoje mesmo.
Utilize a nossa ferramenta E-Vendas a seu favor. Podemos reduzir o trabalho manual que você teria se fizesse todo esse processo a mão.
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Até o próximo!