Marketing

Meu WhatsApp foi banido, o que fazer?

Meu WhatsApp foi banido, o que fazer?

É comum que empresas que utilizam o WhatsApp como ferramenta de negócio tenha em algum momento algum número banido. Isso geralmente ocorre por 2 motivos principais que vamos explicar abaixo e também ensinar como você pode tentar recuperar o número diretamente com o WhatsApp Inc.

Veja abaixo os principais motivo do seu WhatsApp ter sido banido e aprenda o que fazer nesse caso para recuperar sua conta.

Principais motivos de banimento do WhatsApp

Para quem utiliza diariamente o WhatsApp nós mapeamos estes 2 principais motivos de banimento do número:

  1. Muitas denúncias e bloqueios por parte do contatos que receberam suas mensagens
  2. Número recém habilitado que envia muitas mensagens (principalmente com links) e não tem retorno

Vamos ao primeiro motivo que é o mais comum para bloquear sua conta. O algoritmo do WhatsApp consegue saber se você está enviando mensagens indevidas para números desconhecidos. Isso é chamado de SPAM.

Não faça SPAM, isso com certeza irá banir a sua conta

SPAM é caracterizado quando você dispara mensagens para números que não solicitaram receber suas mensagens, que em sua maioria são mensagens promocionais e chatas.

Nós do E-Vendas não orientamos e nem recomendamos que você faça SPAM

Então não utilize o WhatsApp como ferramenta de envio em massa para números desconhecidos que não te conhecem e não solicitaram receber mensagens da sua empresa.

Veja que a primeira mensagem que você enviar para um número desconhecido o WhatsApp já mostrará na tela algumas opções para Denunciar, Bloquear ou Adicionar aos Contatos.

Ou seja, atualmente está muito fácil de um contato que não te conhece denunciar e bloquear seu número por receber mensagens indevidas.

Meu WhatsApp foi banido, o que fazer?

O WhatsApp baniu meu número, como recuperar?

Se a conta da sua empresa foi banida no WhatsApp, você provavelmente receberá a seguinte mensagem no aplicativo: “Seu número de telefone foi banido do WhatsApp. Fale conosco para obter ajuda”. Isso pode acontecer sem aviso prévio. Neste momento, mantenha a calma, pois ainda é possível recorrer.

Tipos de banimento do WhatsApp

Antes de tentar recuperar um número banido do WhatsApp, é preciso, primeiramente, identificar se houve um banimento temporário ou definitivo. Veja abaixo os tipos de banimento do WhatsApp.

Temporário

Uma conta é banida temporariamente no WhatsApp quando utiliza versões alternativas do aplicativo. Essa é uma conduta que compromete a segurança da comunicação dos usuários, já que não há criptografia de ponta a ponta. Nestes casos, o número é suspenso por tempo determinado pelo próprio WhatsApp, caso a caso.

Definitivo

O banimento definitivo da conta no WhatsApp pode acontecer mediante comportamentos elencados como violação dos Termos de Serviço ou Políticas de Privacidade, disseminação de fake news ou comunicações carregadas de preconceito, assim como ameaças e SPAM.

Como recuperar a conta banida por engano

Nos casos em que tudo indica que a conta da sua empresa foi banida do WhatsApp por engano e que não houve violação das regras de uso, é possível recorrer. Para isso, é necessário enviar um e-mail para support@whatsapp.com solicitando a análise do caso e liberação da conta.

Na solicitação, é importante que o texto seja enviado em inglês. Não se esqueça também de descrever a situação, incluir o número da conta e, evidentemente, argumentar para a recuperação da conta. Uma possibilidade é mencionar que a empresa não estava ciente dos Termos de Serviço e que a partir de agora não adotará mais as práticas que levaram ao banimento.

Veja um exemplo:

Hello everybody I’m [SEU NOME]. My number [SEU WHATSAPP EX: 551199998888] has been banned and I believe it was a mistake. I HAVE AN ELECTRONIC COMMERCE AND I SEND WHATSAPP MESSAGES TO MY CUSTOMERS WHO KNOW ME. I HAVE ALREADY READ THE WHATSAPP POLICIES AND TERMS AND I REINFORCE THAT I HAVE NOT INFRINGED ANY TERMS. I WOULD LIKE TO ASK FOR A REVIEW OF MY CASE BECAUSE I BELIEVE IT WAS A MISTAKE. THANK YOU ALL

Outra forma de enviar uma solicitação de análise é pelo próprio site do WhatsApp através dos links abaixo:

PS* O link abaixo é apenas para WhatsApp normal
https://www.whatsapp.com/contact/?subject=messenger

Se o seu WhatsApp for o Business você precisará enviar um e-mail para o e-mail abaixo:

smb_web@support.whatsapp.com

O que fazer se não houver retorno na solicitação de recuperação

O prazo normal de retorno do WhatsApp para solicitações de recuperação de conta é de até 48 horas. Entretanto, é comum que a análise seja feita até mesmo antes do prazo e, em algumas situações, isso pode acontecer em um dia.

Se, ainda assim, passado esse prazo, você não tiver seu pedido respondido, é indicado buscar contato com a equipe de atendimento global do WhatsApp. O e-mail deve ser enviado em inglês para: smb_web@support.whatsapp.com. Atente para o fato de que o WhatsApp Inc. não fornece um telefone de contato. Sendo assim, caso receba um contato alegando ser oriundo do WhatsApp, possivelmente se trata de um golpe.

Como evitar novos banimentos?

Existem algumas boas práticas que ajudam a evitar que sua empresa tenha o número banido do WhatsApp, conforme mostraremos abaixo.

Utilize o WhatsApp como um meio de comunicação APENAS com seus clientes

Pelas regras do WhatsApp Business, todas as comunicações das empresas devem acontecer mediante um opt-in, ou seja, uma autorização dos usuários. Nesse sentido, esse opt-in deve ser solicitado pela companhia e, caso requisitado, precisa ser comprovado para o WhatsApp Inc.

Esse optin pode estar na sua página de checkout ou em um informativo no seu site. Assim você poderá se comunicar com seus clients que realizaram um pedido em sua loja.

Ofereça ao cliente a opção de não receber mais suas mensagens

Assim como o usuário pode autorizar a comunicação da empresa por meio do aplicativo, ele também deve ter a opção de parar o recebimento das mensagens. Assim, as empresas devem reforçar a possibilidade de solicitação do opt-out em qualquer momento que o consumidor desejar.

O E-Vendas oferece essa funcionalidade através da variável #lgpdwhats onde no final da mensagem você pode inserir essa variável e o E-Vendas irá criar um texto com um link automático para seu cliente clicar caso ele não queira mais receber suas mensagens e o número dele será bloqueado dentro do E-Vendas para não enviar mais mensagens.

Consulte os Termos de Serviço e Políticas de Privacidade

Mencionamos algumas vezes que ter o número banido do WhatsApp pode ter relação com a violação de alguma regra do WhatsApp, certo? Então, não deixe de consultá-las sempre que necessário. Atente, por exemplo, para a proibição do comércio de alguns tipos de produtos e serviços, assim como para a necessidade do já mencionado opt-in.

Atente para os tipos de comunicação permitidos

Utilize textos e mensagens aceitas pelo WhatsApp. Não utilize mensagens de baixo calão, mensagens agressivas que podem constranger seu cliente como cobranças fortes.

Acesse o E-Vendas

Author

Gênezzi Porte

Founder & CEO do E-Vendas, especialista em fluxo e automação de conversas para ecommerces. Ajudo lojas virtuais a aumentarem o faturamento e melhorarem a experiência de compra dos clientes através da automação de mensagens via WhatsApp por meio do E-Vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *